Milho plantado fora da janela ideal pode ficar sem seguro, alerta Aprosoja Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho plantado fora da janela ideal pode ficar sem seguro, alerta Aprosoja

Entidade orienta associados a notificarem as seguradoras e instituições financeiras sobre o quadro atual da segunda safra

Agricultores que contrataram seguro rural para a segunda safra de milho devem ficar atentos à janela de plantio, alerta a a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o plantio do cereal nesta safra está bastante atrasado em relação à temporada anterior, o que pode complicar a situação na hora de acionar o seguro.

O Imea aponta que boa parte do milho que teria de estar plantado até o fim de fevereiro será semeado fora da janela indicada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). “Consequentemente, as apólices de seguro agrícola contratadas junto com o custeio da safra, ou à parte, tendem a não cobrir os riscos da atividade, em virtude das regras definidas nas próprias apólices”, pontua a Aprosoja-MT

Sendo assim, a entidade orienta seus associados que contrataram seguro agrícola para que atentem-se a janela de plantio do seu município, de acordo com a cultivar escolhida e o tipo de solo da propriedade, e caso identifique que a semeadura ocorrerá fora da indicação do Zarc, que notifique a seguradora e instituição financeira, se for o caso, sobre o agravamento de risco da atividade.

Segundo a Aprosoja-MT, a notificação deve ser realizada em formulário próprio e é condição obrigatória para que o segurado não perca o valor do prêmio do seguro, além de não ser indenizado em caso de sinistro. A seguradora, após notificada, tem 15 dias para se manifestar em relação à sua decisão de cancelar a apólice ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada.

Sair da versão mobile