Diversos

Em meio à pandemia, cooperativas do RS crescem 6,4%

Para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, o Canal Rural ouviu o presidente do Sistema Ocergs, que falou sobre as conquistas do setor

Neste sábado, 3 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é celebrada desde 1923, mas foi somente em 1995 que a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu a comemoração oficialmente, sempre no primeiro sábado do mês de julho. No Brasil, 15 milhões e meio de pessoas encontram sustento nas mais de 5 mil cooperativas espalhadas em todo o país.

Mesmo com a economia em geral sendo fortemente impactada pela pandemia, as cooperativas do Rio Grande do Sul, por exemplo, apresentaram resultados positivos em 2020. O faturamento do setor no estado ficou em R$ 52,1 bilhões, aumento de 6,4% em relação a 2019.

“Posso dizer que a pandemia contribuiu para esse crescimento, pois, as cooperativas em geral no mundo inteiro sempre crescem nas crises e dificuldades. As pessoas cooperam mais com suas entidades e é fundamental que a cooperativa garanta assistência técnica, transporte de mercadorias, armazenagem do produto, garantia da comercialização e preços adequados na remuneração de trabalho”, diz o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

“O agronegócio foi favorecido pela alta das commodities e por outro lado as agroindústrias responderam muito bem, com as 63 agroindústrias aqui do Rio Grande do Sul deram uma resposta diante da necessidade de alimentar o mundo inteiro, principalmente através de exportações de produtos industrializados. Não podemos esquecer do mercado interno, que também foi ativado durante essa pandemia”, complementa o dirigente.