Especialistas recomendam investimento em sanidade na pecuária leiteira | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Especialistas recomendam investimento em sanidade na pecuária leiteira

Segundo especialistas, é preciso que o produto nacional tenha preços mais competitivos para poder ganhar a preferência diante dos produtos importados

Fonte: Sistema Faeg/Divulgação

O investimento em sanidade pode ser a saída para aumentar o lucro com a atividade leiteira, mesmo em períodos de crise como a que o Brasil atravessa atualmente.  Segundo especialistas, é preciso que o produto nacional tenha preços mais competitivos para poder ganhar a preferência diante dos produtos importados, mas esse resultado só aparece depois de muito planejamento.

Segundo o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço pago no campo nunca foi tão baixo, com o produtor recebendo, em média, R$ 1,08 pelo litro. “A cadeia precisa se fortalecer mais para dar mais informações para o consumidor, para que haja um trabalho melhor”, comentou o produtor rural Ronaldo Ibrahin.

Um dos motivos da crise do leite está no poder de compra do brasileiro, que diminuiu este ano por causa da crise econômica. Em 2016 o consumo per capita foi de 171 litros e, em 2017, esse valor vai cair.

“Estamos neste cenário desde o final de 2014, com o consumo de lácteos retraindo e o consumidor acaba se desacostumando a consumir os produtos. Esse consumo enfraquecido faz com que a indústria tenha que repensar estratégias de processamento e acabe investindo em lácteos que saem mais, fazendo com que os preços despenquem”,  disse a pesquisadora do Cepea, Natalia Grigol.

O alto custo de produção e a baixa remuneração foram discutidos durante a Caravana da Produtividade, realizada em Lorena, no interior de São Paulo. Com participação de pecuaristas da região, um dos temas abordados foi como ter mais lucratividade e gastar menos .

Sanidade

“É um paradigma que temos que quebrar com o pecurista. Economizando em sanidade, ele vai baixar seus custos, mas o que pregamos é exatamente o contrário: se fizer uma boa sanidade, ele terá um melhor retorno, ou seja, é preciso investir certo nas categorias certas, usando bons medicamentos, pois desta forma você vai manter o custo de produção em torno de 3% a 4% e ter o seu melhor retorno”, avaliou o médico veterinário Eduardo Pires.

O produtor Carlos Zeraick tem uma fazenda que produz 15 mil litros de leite por dia, mas apesar do bom volume, o pecuarista confessa que o custo não está compensando. “Sofremos pressões com o custo da energia, mão de obra e combustíveis. Além disso, o preço do leite vem caindo e o ponto de encontro entre custo e produção ficou lá atrás”, lamentou.

De acordo com Natalia, a solução para os produtores passa pela união do setor. “A cadeia precisa se articular de forma mais organizada. Estar em uma maior sintonia para estreitar a relação entre os elos e enxergar a necessidade de uma ação conjunta”, disse.

Sair da versão mobile