Etanol: ‘Aumento na mistura de biodiesel ao diesel pode sustentar setor’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Etanol: ‘Aumento na mistura de biodiesel ao diesel pode sustentar setor’

O comentarista Benedito Rosa acredita que a proposta não é suficiente para salvar o segmento e defende ‘ação coordenada’ envolvendo governos estaduais e federal

O aumento da mistura do biodiesel no diesel no Brasil pode permitir que o setor de etanol mantenha a produção nos níveis atuais, mesmo com a queda na demanda por combustíveis em função da pandemia do novo coronavírus, avalia a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Mas apesar de todos os esforços do setor sucroenergético para tentar minimizar os prejuízos da paralisação da economia, a cadeia produtiva aguarda ansiosa medidas públicas para evitar danos irreversíveis a produtores e indústrias.

O comentarista do Canal Rural Benedito Rosa acredita que a alternativa que a Abiove propõe de adicionar 2% de óleo de soja ao biodiesel não é suficiente. De acordo com ele, cabe aos governos estaduais e federal tomarem medidas para que o setor sobreviva à pandemia. “Uma ação coordenada, não só de adicionar 2%, mas que envolva suspensão de PIS/Cofins e contribuição de ICMS”, diz.

Sem tais medidas de auxílio, Rosa afirma que setor não aguenta por muito mais tempo e pode até mesmo chegar à falência.

Sair da versão mobile