Feira orgânica em São Paulo aumenta renda de produtores em até 80% | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Feira orgânica em São Paulo aumenta renda de produtores em até 80%

Para participar da feira, produtores precisam passar por curso de capacitação do Senar 

Fonte: Pixabay/divulgação

Já pensou em vender a produção sem passar pelo atravessador? Em Bragança Paulista, interior de São Paulo, é possível. Uma feira orgânica tem feito produtores aumentarem o lucro em até 80%. 

Para que possam expor os frutos no local, os agricultores precisam frequentar um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), onde passam por capacitação profissional. O objetivo é aprender mais sobre as diversas etapas desde a produção até a venda. 

“Aprendemos a higienizar os produtos, a questão de comercialização, dar preço. Nós não temos entendimento sobre essas coisas. Aprendemos como armazenar, como levar para a feira, como tratar, como expor. Isso foi muito importante”, conta a produtora Aida Maria Santos Rodrigues. 

Um dos principais objetivos é levar ao consumidor final um produto mais fresco, com maior qualidade nutritiva. 

“Vem direto do produtor rural para o consumidor final. Eles colheram os produtos hoje. Então, vem direto do campo para o consumo, sem nenhum transporte, sem longas distâncias. É um produto com muito mais qualidade, mais fresco e excelente qualidade nutritiva”, conta a engenheira agrônoma e instrutora do Senar Flavia Sellmer Antoni. 

Sem a presença de um atravessador final, as vendas aumentam e, consequentemente, o lucro também. Ivone Dias é uma das produtoras que começaram a expor na feira de Bragança. Desde então, viu a receita aumentar em 80%. 

“Nós podemos vender nossa mercadoria diretamente ao consumidor, sem atravessador. Então, isso para a gente é maravilhoso, uma coisa ótima. Tudo que contém o atravessador desvaloriza muito a mercadoria. E quem mexe com verdura sabe que é muito trabalhoso para ter lucro final”, afirma. 

Sair da versão mobile