Gaúchos são referência em agricultura familiar

Família está há gerações no mercado e já recebeu prêmio por se destacar no setor  

Fonte: Divulgação/Pixabay

A agricultura familiar é responsável por quase 70% dos alimentos consumidos no Brasil, de acordo com o governo federal. E no Rio Grande do Sul, o Canal Rural encontrou um exemplo de uma empresa de família que é referência no setor de produtos coloniais. 

A família Zuchetto trabalha na área de embutidos e confeitaria. Em uma propriedade tradicional, com 20 hectares, são nove familiares e mais quatro funcionários. A produção está sempre ativa, para manter a média de 800 pacotes de biscoito por dia. 

“Temos uma média de 16 tipos de biscoito. Também tem a cuca, cuca alemão, pães de milho, bolo, rocambole, nega maluca”, afirma Vania Zuchetto. 

A produção de embutidos é coordenada por Jeferson. A empresa oferece copa, salame, linguiça e salsichão. Nesta época do ano, o trabalho é ainda maior. 

“Antes do natal venderia 700 kg de salsichão normal. No natal foi vendido 1,5 mil kg. A estimativa é vender 2 mil kg de salame para o ano novo”, diz Jefferson Zuchetto. 

Os produtos, que passam de geração em geração, se tornam um diferencial desta família de pequenos agricultores. 

“Desenvolvemos esse trabalho há mais 30 anos. É uma herança que já está praticamente na quarta geração. Meus avós que deram início a tudo”, conta Vania. 

E o trabalho dos Zuchettos é exemplo. A família venceu o Folha Verde, prêmio entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para os destaques do setor. Eles foram escolhidos na categoria “agricultura família”. 

“Ficamos felizes com a escolha, em saber que dentre 120 empresas, nós recebemos o Folha Verde”, completa Vania.