Roraima pode se tornar a melhor logística de exportação do Brasil, diz governador Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Roraima pode se tornar a melhor logística de exportação do Brasil, diz governador

Em entrevista exclusiva ao Rural Notícias, Antônio Denarium falou sobre o bom momento que o agronegócio vive no estado

O estado de Roraima tem sido considerado a última fronteira agrícola do Brasil e, nos últimos anos, tem se destacado pelo crescimento de produção e aceno que tem dado para investidores de todo o país. Nesta quarta, 3, o Rural Notícias continua a série de entrevistas com governadores do país e conversa com Antônio Denarium, comandante de Roraima e também produtor rural.

A entrevista foi feita via internet, com o repórter Antônio Pétrin dos estúdios do Canal Rural em São Paulo e obedecendo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Confira o bate papo:

Canal Rural  – Governador, como o senhor tem acompanhado os impactos da pandemia para os produtores de seu estado? qual o balanço nesse quase um ano de pandemia?

Antônio Denarium –  Atualmente, temos 80% dos leitos de UTIs ocupados e 76% dos leitos clínicos. Estabilizamos no alto, chegamos no pico e, graças a Deus, reduziu-se o número de óbitos e pessoas contaminadas.

Entramos na prioridade de vacinação federal. Somos o segundo estado que mais vacinou e as pessoas do grupo de indígenas já foram vacinadas e aguardam, agora, a segunda dose. As pessoas abrigadas no governo também fizeram a vacinação, assim como os profissionais de saúde. Agora estamos vacinando pessoas de 74 a 79 anos.

Canal Rural – Apesar da pandemia, o setor agropecuário conseguiu manter e até aumentar as exportações. Qual a representatividade do setor agropecuário para o estado?

Antônio Denarium – O agro cresceu muito nas últimas três décadas. Eu sou um produtor rural por essência, esse é o meu primeiro mandato como governador. Eu planto soja, milho, crio gado e posso dizer que estamos fazendo uma gestão valorizando o empreendedorismo, tanto para os que tão aqui como para novos investidores. Nesses dois anos, tivemos crescimento de 25% da área plantada e, em 2021, vamos crescer mais de 40%. Temos recebido diariamente agricultores de todo o Brasil que estão vindo conhecer o estado de Roraima

Falam que é a última fronteira agrícola, mas eu falo que é a melhor fronteira. Trabalhamos para acabar com todos os gargalos que impediam o crescimento e desenvolvimento do estado.

Canal Rural – Como está a saúde financeira do estado e como o agro tem contribuído para isso?

Antônio Denarium – No meu governo, em 2019, fomos o estado que mais cresceu em arrecadação do Brasil, com 27% de crescimento na arrecadação do ICMS. Em 2020, Somente cinco estados cresceram em meio a pandemia e Roraima foi um deles, com 11%.

Agora em janeiro, tivemos crescimento de arrecadação de 17%. Com ações de atração de investidores, pagando salário dos servidores em dia, temos a população consumindo mais, o que atrai olhares de investidores de todo o Brasil.

Para esses investidores que ficaram otimistas, o que o senhor pode dizer de topografia, clima e condições de produção.

Estamos acima da linha do Equador, temos um ciclo de chuva bem definido. Temos um relevo plano, com cerrados sumindo na vista. Começa a chover no final de abril, começo de maio. Agora em março, já temos excelente produtividade, com uma luminosidade média acima de 12 horas de luz por dia e isso tem sido positivo para o crescimento da agricultura do estado.

Estamos trabalhando firmemente na regularização fundiária, ambiental e efetuando o zoneamento ecológico econômico. Além de trabalhar junto com a agricultura indigena, familiar e empresarial.

Em 2020 plantamos 50 mil hectares de soja e, em 2021, são mais de 70 mil apenas de soja, aproximadamente 20 mil hectares de milho e 15 mil de arroz. Vamos bater a casa de 100 mil hectares.

Canal Rural – Quanto é necessário para arrendar um hectare de soja em Roraima?

Antônio Denarium – As Terras em Roraima ainda estão muito baratas, uma oportunidade de investimento e negócio. O hectare custa em torno de 20 a 50 sacos de soja, com isso no Centro-Sul tem regiões que custam até 1 mil sacos de soja por hectare.

Muitos investidores estão vendendo suas terras no Centro-Sul e vindo para Roraima. Todos os investidores do Brasil que vierem conhecer o estado, vão tender cada um no meu gabinete com secretário de Fazenda, secretário da Agricultura, secretário de Planejamento, presidente do Instituto de Terra e presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente. Queremos dar total assistência para todos os agricultores investidores que procurarem o estado de Roraima.

Canal Rural – Governador, como está a situação da logística no estado?

Antônio Denarium – Nós temos uma excelente logística para exportação de soja. Daqui até o porto de Manaus são 750 km, são oito dias até o Canal do Panamá. Há também o projeto de asfaltamento da estrada até o porto de Georgetown, nas Guianas e, com isso, estaremos a 680 km do porto e a quatro dias do Canal do Panamá, o que nos transformará na melhor logística de exportação do Brasil.

Em curto espaço de tempo, as terras de Roraima terão o mesmo valor de Mato Grosso, Goiás, Paraná, ou seja, dos estados do Centro-Sul do Brasil. De Boa Vista até a fronteira com a Guiana é totalmente asfaltado. São 600 quilômetros e os primeiros 100 km na Guiana também são asfaltados. O governo daquele país anunciou o asfaltamento de mais 120 quilômetros, e esperamos que, no máximo em cinco anos, a gente tenha esse trecho completamente asfaltado. Será de profunda importância para a região norte.

Sair da versão mobile