Governo anuncia Programa de Regularização Ambiental (PRA). Conheça os detalhes | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo anuncia Programa de Regularização Ambiental (PRA). Conheça os detalhes

Plano vai colocar dentro da lei produtores que cometeram irregularidades até 22 de julho de 2008 

O Ministério do Meio Ambiente anunciou nesta quinta-feira, dia 8, o Programa de Recuperação Ambiental (PRA). A ideia é que os produtores que têm passivo ambiental possam se regularizar por meio desse programa. Mas o setor produtivo está preocupado em saber como será a forma de financiamento dessa recomposição.

O plano vai colocar dentro da lei o produtor que cometeu irregularidades antes de 22 de julho de 2008, como prevê o Código Florestal. No momento da declaração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), cerca de 60% dos inscritos manifestaram interesse em aderir ao PRA, o que significa que assumiram que têm passivo. Agora, os governos estaduais analisam todos os dados para confirmar quem precisa recuperar as áreas. Vinte e um estados usam o sistema nacional do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), para implementar o programa e um novo aplicativo vai ajudar a acelerar o processo.

De acordo com o diretor do SFB, Raimundo Deusdará, o produtor com passivo ambiental tem a opção de baixar um aplicativo para definir como fará o projeto de recuperação. Esse módulo, explica, gera um cronograma de trabalho, que depois é enviado para o sistema, finalizando com a assinatura do termo de compromisso.
 

O agronegócio brasileiro tem interesse em se regularizar, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Marcos da Rosa. Mas, segundo ele, existe preocupação sobre como financiar a recomposição de áreas. “Se você optar por preservação natural, no mínimo tem que cercar as áreas para haver essa preservação, e um quilômetro de cerca tem um valor representativo nesse momento. Quem autodeclarou que tem um passivo, naquele momento assumiu uma responsabilidade e vai ter que cumprir com seu compromisso”, diz.

O governo ainda não implantou a medida para a compra de cotas de reserva ambiental. De acordo com o SFB, a expectativa é ativar essa forma de recomposição até o fim do ano.

Sair da versão mobile