Governo não descarta isenção da tarifa de importação para soja e milho Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Governo não descarta isenção da tarifa de importação para soja e milho

Apesar de o governo indicar que não há indícios de possível desabastecimento ou inflação em relação a estes grãos, a medida é não é descartada pelo Ministério da Agricultura

Após zerar a alíquota de importação para o arroz nesta quarta-feira, 9, o Ministério da Agricultura segue monitorando o cenário de abastecimento e preços de soja e do milho no país. De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Orlando Ribeiro, por enquanto não há indícios de possível desabastecimento ou inflação em relação a estes grãos.  No entanto, caso alguma dessas situações seja identificada, o ministério pode propor a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para estes alimentos.

No dia 27 de agosto, o secretário de Política Agrícola, César Halum, emitiu uma nota à imprensa declarando que a isenção da tarifa de importação era estudada tanto para o arroz, quanto para soja e milho.

Arroz

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano.  A redução temporária está restrita à quota de 400 mil toneladas, incidente nos produtos abarcados pelos códigos 1006.10.92 (arroz com casca não parboilizado) e 1006.30.21 (arroz semibranqueado ou branqueado, não parboibilizado) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 9,  durante a 8ª Reunião Extraordinária do Gecex, por proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sair da versão mobile