Rural Notícias

‘Governo não tem uma solução para o Funrural’, diz deputado

Jerônimo Goergen demonstrou insatisfação nas redes sociais com tratamento que viria sendo dado ao impasse envolvendo a questão; confira o comentário do analista jurídico Ricardo Alfonsin

Em vídeo divulgado em redes sociais, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) demonstrou insatisfação com o tratamento que o governo viria dando ao impasse envolvendo o Funrural. Ele se queixa que, embora houvesse acenos de que a questão do passivo da cobrança fosse resolvido ainda em 2019, isso não ocorreu.

“O fim do passivo do Funrural é uma bandeira abraçada pelo presidente pelo candidato e nós acreditávamos que chegaremos no fim deste ano com esta solução. Lamentavelmente acabei fazendo, hoje mais um dos contatos, com procurador da fazenda nacional Dr. Levi [José Levi do Amaral Jr.]. Esperava dele o resultado final da liberação das negativas até que o governo encontre a saída para o fim desse passivo, mas recebi a notícia dizendo que o governo quer resolver (…) mas que ainda não tem a solução. Ministro Paulo Guedes disse em audiência que estava completamente alinhado técnica e politicamente com os produtores para a solução do passivo. Mas de lá até aqui nada de efetivo aconteceu. Aí, no final do ano, já eleito, interlocutores do governo disseram que o Refis seria solucionado. Foi por isso que o produtor não aderiu, até porque não reconhece o Refis, não reconhece essa dívida, nem essa alternativa usou, nem usou o que o governo prometeu. Perde a dignidade do produtor rural, mas lamento muito que até aqui o governo não cumpriu sua palavra”, disse Goergen no vídeo.

O analista jurídico Ricardo Alfonsin afirma que é compreensível a insatisfação do deputado, após tanto tempo sem que uma solução tenha sido apontada, e aponta que caminho pode ser tomado agora.