Preço do leite pago em janeiro tem queda de 4,3% na Média Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Preço do leite pago em janeiro tem queda de 4,3% na Média Brasil

"A situação não confortável para o produtor e não há perspectiva de mudança”, afirma pesquisadora do Cepea

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço do leite pago aos produtores em janeiro de 2021 registrou queda de 4,3% na média brasileira líquida e atingiu R$ 2,03 por litro. Mesmo assim, o valor é 42,6% maior que o registrado em janeiro de 2020 e representa um novo recorde para o mês.

De acordo com a pesquisadora do Centro, Natália Grigol, a queda é um impacto direto da diminuição do consumo. “Todo esse cenário de retração de consumo está associado ao cenário macroeconômico: o fim do auxílio emergencial, a alta no desemprego, tudo isso está desacelerando o consumo de lácteos”, explica.

E, mesmo o valor sendo registrado como 42,% maior em comparação com o mesmo período de 2020, a situação não é atrativa, reforça a pesquisadora. “Preço não é igual a rentabilidade e nos últimos tempos o custo do produtor só aumentou. Se pensarmos em relação de troca, em 2020, 34 litros trocavam um saco de milho, o que é um aumento de 20%. Para este ano, esperamos que essa relação de troca ultrapasse os 40 litros por saco, então a situação não é confortável para o produtor”, completa.

Sair da versão mobile