MT: produtores ajudam a equipar hospital do câncer

Aprosoja MT faz uma campanha em prol da UTI pediátrica; intuito é arrecadar R$ 1,5 milhão em doações

Fonte: Foto: Jonas Oliveira/ANPr

A Aprosoja MT levantou uma campanha para equipar a UTI do Hospital de Câncer do Estado. O anúncio da campanha foi feito durante o Circuito Aprosoja na cidade de Campo Verde, a 140 km de Cuiabá, no início de maio. A ideia é envolver agricultores das principais regiões produtoras do estado, onde estão os núcleos da associação.

A campanha prevê a arrecadação de recursos para equipar 10 leitos da UTI pediátrica do Hospital de Câncer de MT. O intuito é que sejam arrecadados cerca de R$ 1,5 milhão até setembro de 2017. “Esse é o nosso desafio. Nós arrecadarmos essa quantia com os nossos produtores nos nossos núcleos, envolvendo todos nesta ação que deve motivar muito o nosso público”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja MT.

Referência

O Hospital de Câncer de MT é uma refêrencia além de Mato Grosso. Foi fundado em 1999 e só no ultimo ano registrou mais de 76 mil atendimentos. Os profissionais do hospital fazem também um trabalho preventivo no interior do estado. Realizam consultas e exames, e pessoas com suspeita ou confirmação de câncer são encaminhadas para atendimento na capital.

No ano passado, médicos, enfermeiros e técnicos do hospital visitaram mais de 70 municípios. O Hospital de Câncer de MT atende pelo SUS e se mantém também for filantropia. Atende pelo menos 25 especialidades e tem no corpo clinico mais de 80 médicos especialistas. Depende de doações para continuar funcionando. 

Segundo a diretoria do hospital, há recursos para a construção da UTI pediátrica, mas falta dinheiro para equipá-la.  

Como funciona?

Endrigo Dalcin explica a campanha na prática. “O produtor pode doar a quantia que puder. Doa-se em milho, doa-se em soja. Nós podemos pegar esta doação posteriormente”.

Segundo ele, os três melhores núcleos que arrecadarem vão ter premiação posteriormente pra um delegado, no ano posterior, em 2018 esse delegado participar da nossa missão nos Estados Unidos por conta da Aprosoja como prêmio pela arrecadação no seu município.

A obra começou no início do ano passado. Deve ficar pronta em julho deste ano e deve ser a primeira UTI pediátrica especializada em oncologia em Mato Grosso. A expectativa é que a inauguração aconteça ainda este ano, mas a campanha vai até setembro.

“Claro, vamos botar a meta de setembro, mas com certeza devemos atingir nosso objetivo antes, com o empenho de nossos delegados e produtores do interior”, avalia Dalcin.