Reforma da Previdência pode diminuir interesse dos jovens pelo campo | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Reforma da Previdência pode diminuir interesse dos jovens pelo campo

Produtores rurais que começam a atuar na atividade se preocupam com novas regras, como aumento da idade mínima para aposentadoria

Fonte: Lucas Nascimento/Seduc

As propostas de reforma da Previdência não preocupam apenas os produtores rurais que estão prestes a se aposentar. Jovens agricultores também reclamam que as novas regras que o governo quer emplacar podem desestimular a permanência na área rural. O assunto foi discutido nesta sexta-feira, dia 17, na Expo Agro Cotricampo, evento realizado em Campo Novo (RS).

Municípios que dependem do setor agropecuário serão duramente atingidos, caso a reforma da aposentadoria seja aprovada. O presidente da cooperativa Cotricampo, Gelson Bridi, afirma que, dos 9 mil associados da entidade, cerca de 74% são provenientes da agricultura familiar, e dependem da aposentadoria rural. “Em nossa região, deixariam de circular em torno de R$ 17 milhões por mês, valor muito alto para pequenos municípios”, diz ele.

As novas medidas para a Previdência, que incluem o aumento da idade mínima para aposentadoria rural, levam os jovens a se perguntarem se valeria a pela permanecer no campo. O estudante Buno Lange, de 12 anos, afirma que as mudanças podem atrapalhar seus planos, mas não vão impedi-lo de atuar na atividade.

O pai do garoto, Rudilei Lange, é produtor de milho e se preocupa com o futuro dos filhos na área rural. “Com certeza eles vão colocar isso na balança, e vão pensar se devem ficar na atividade e trabalhar”.

Estudante de Agronomia, Moacir Guedes Pelizzon afirma que vem percebendo que colegas vêm deixando o campo. “O pessoal mais jovem está partindo para a cidade, justamente por questões como essa da Previdência”, conta. “Se o jovem não ficar no campo, o que vai ser da agricultura?”

Sair da versão mobile