Saiba como reduzir os custos de produção na pecuária leiteira | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Saiba como reduzir os custos de produção na pecuária leiteira

O preço reagiu, mas o produtor continua amargando para ter lucro. Se não dá para ganhar mais, técnicos aconselham a fazer pequenas mudanças que podem ter bastante impacto nos gastos

Fonte: Reprodução/Canal Rural

No Rio Grande do Sul, o preço do leite reagiu neste mês, mas o produtor de leite está longe de viver um bom momento. A Expoagro, organizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), acaba nesta quarta, dia 22. O evento acontece em Rio Pardo e apresentou alternativas para quem quer e precisa economizar. O agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Martin Schmachtenberg, diz que o segredo está em investir em alimentação da boa qualidade.  

“O preço final do leite é o mercado que determina, mas o produtor pode produzir esse leite de uma forma mais barata e com mais qualidade. Pensando em 30 animais, precisa ter de sete a oito hectares agricultáveis para produzir a alimentação necessária para esses animais”, ensina Schmachtenberg. 

Olhar o tamanho da produção na hora de ir às compras também é importante, segundo o agrônomo. “Às vezes, o produtor não precisa ter uma máquina ou uma estrutura daquele tamanho, porque com uma estrutura menor e mais barata, ele poderia ter esse mesmo resultado. Às vezes, um equipamento desse é caro para ficar atendendo apenas uma propriedade”, esclarece.

 

Outras tecnologias

Entre as tecnologias destacadas na feira está um motocultivador que, além de descompactar a terra, faz a capinagem, o plantio e o transporte da colheita.  Paulo Figueiredo, consultor técnico da Husqvarna, empresa especializada em equipamentos para manejo, diz que o custo operacional da máquina chega a ser 10% menor, por dia, do que um funcionário. “Isso já contemplando combustível e valor inicial da máquina. Para uma produtividade média de 500 metros quadrados por hora, eu tenho um consumo inferior a 600 mililitros. É um motor de 4 tempos, 6 horse-power (hps) de potência”, explica.

Produção de mel

A população da Mamangava, uma abelha de cor preta e pesada que faz a polinização da flor do maracujá está diminuindo muito, em função do uso de produtos químicos nas lavouras, afirma o técnico agropecuário Rudinei Pinheiros Medeiros.

Para solucionar o problema, foi criada uma tecnologia que, visualmente, assemelha-se a uma haste flexível (popularizada como cotonete). O recurso, bastante barato, substitui o trabalho do inseto.  “Ano a ano, a gente vê os produtores comentando ‘eu vim aqui nesta feira no ano passado, fiz e consegui produzir maracujá lá em casa’”, conta o especialista. Medeiros garante que sem abelha e sem utilizar a técnica, é certo que o pomar produzirá menos.

Sair da versão mobile