Soja Brasil

Até agora, não há previsão de exportação de soja em grão para janeiro de 2021

Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, baseada na programação de embarques dos portos brasileiros, o país só tem previsto a venda de farelo de soja no mês

A programação de embarques nos portos brasileiros (o line-up), indica que até o momento não há previsão de qualquer embarque de soja em grão programado para janeiro de 2021. A informação é da consultoria Safras & Mercado. Segundo ela, há apenas previsão de embarque de 492,5 mil toneladas de farelo no primeiro mês do próximo ano.

A falta de soja em grão, devido aos altos volumes já vendidos e consumidos internamente no país, também diminuíram muito as vendas em dezembro. O line-up do mês aponta um total de 89,581 mil toneladas de soja, bem abaixo das 768,660 mil toneladas de novembro.

De janeiro a dezembro de 2020, o line-up aponta o embarque de 82,319 milhões de toneladas. Em igual período do ano passado, foram embarcadas 72,512 milhões de toneladas.

Já os dados preliminares (os consolidados serão divulgados em janeiro de 2021) de exportação da Secretaria do Comércio Exterior (Secex) (que não devem ser confundidos ou comparados com o line-up) indicam 82,991 milhões de toneladas em 2020.

No farelo, os embarques apontados pelo line-up indicam volumes de 1,207 milhão de toneladas para dezembro. De janeiro a dezembro, os embarques de farelo são indicados em 17,326 milhões de toneladas. Em igual período do ano passado, foram embarcadas 15,879 milhões de toneladas.

Já os dados preliminares de exportação de farelo da Secretaria do Comércio Exterior (Secex) indicam 16,024 milhões de toneladas no período para este ano.

Leia mais notícias sobre soja