Soja Brasil

Brasil pode colher 134 milhões de toneladas, diz consultoria Safras

O Rio Grande do Sul pode passar o Paraná e se tornar o 2º maior produtor de soja do país. Confira mais algumas curiosidades!

soja safra 2020/21 vendas soja comercialização mercado
Soja Brasil. Foto: Daniel Popov

O Brasil pode colher mais de 134 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021, prevê a consultoria Safras & Mercado. Se isso se confirmar será um recorde para o país, que colheu 127,1 milhões de toneladas em 2019/2020. No relatório anterior a consultoria aposta em uma colheita de 133,1 milhões de toneladas.

A área de soja plantada no Brasil nesta safra foi estimada em 38,65 milhões de hectares, ou seja, 3,3% maior que as 37,43 milhões de hectares da temporada anterior. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.415 quilos por hectare para 3.487 quilos.

“O avanço da colheita vem revelando o verdadeiro potencial da produção brasileira. Apesar de haver problemas em algumas microrregiões estaduais, há também registros de grandes produtividades em outras, o que acaba por compensar possíveis perdas no total nacional”, diz o analista de Safras, Luiz Fernando Gutierrez.

Por estados Brasil

Segundo a consultoria, foram feitos ajustes pontuais em produtividades médias esperadas para alguns estados em todas as regiões do Brasil. Além de pequenos ajustes em áreas de alguns estados das regiões Norte e Nordeste.

O primeiro fato que chama a atenção é a disputa entre o Paraná e o Rio Grande do Sul pela segunda colocação como maior produtor de soja do Brasil.

Neste momento, os gaúchos estão levando uma pequena vantagem com a produção de 20,1 milhões de toneladas, um recorde histórico e uma grande recuperação ante as 13,8 milhões de toneladas recolhidas na safra 2019/2020, quando tiveram forte quebra por conta do clima.

Por sua vez, o Paraná pode colher 20 milhões de toneladas, 4,6% a menos que as 21 milhões do ano passado.

O destaque positivo fica com o estado do Rio Grande do Sul, que mesmo em um ano de La Niña, que historicamente traz problemas ao estado, está conseguindo consolidar uma grande produção, recuperando-se das perdas sofridas na safra 2019/2020″, afirma. Brasil

O segundo fato que chama a atenção é que Mato Grosso não deve bater o recorde do ano passado. De acordo com a consultoria, o estado deve colher algo em torno de 35 milhões de toneladas, 1,2% a menos que as 35,4 milhões de toneladas do ano passado.

Irão colher mais Brasil

Para finalizar, São Paulo, Minas Gerais e Bahia devem ter mesmo uma safra melhor que a anterior. Os paulistas podem colher 4,2 milhões de toneladas de soja (5,5% a mais que as 4 milhões de 19/20). Os mineiros podem recolher 6,7 milhões de toneladas (1,5% a mais que no ano passado). E os baianos tendem a colher quase 6,3 milhões de toneladas de soja (3% a mais que o ano passado. Brasil

“O clima favorável ao desenvolvimento da maior parte das lavouras brasileiras registrado a partir do início de 2021 foi fator fundamental para a consolidação de mais uma produção recorde no Brasil”, diz.

Segundo Gutierrez, mesmo os estados do Mato Grosso, Goiás e Tocantins, que registraram excesso de umidade em determinados momentos da colheita, registram produtividades médias satisfatórias. 

Leia mais notícias sobre soja