Soja Brasil

Estimativa de produção de soja da safra 21/22 é elevada por consultoria

Aumento se dá por conta do desempenho positivo das lavouras tardias do Rio Grande do Sul e da safra baiana

A consultoria StoneX revisou para cima a sua estimativa de produção brasileira de soja em 2021/22 para 124,414 milhões de toneladas. Na projeção anterior, eram 123,378 milhões de toneladas. Desta forma, os apontamentos da organização superam os indicados pelo último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 123,8 milhões de toneladas.

A projeção de área plantada também foi elevada pela consultoria de 40,677 milhões para 40,687 milhões de hectares, enquanto a previsão de produtividade subiu de 3,03 para 3,06 toneladas/hectare.

No Rio Grande do Sul, onde as perdas de safra superaram 50% por causa do clima seco, as lavouras mais tardias surpreenderam positivamente na reta final da colheita, melhorando a média de produtividade do estado, segundo a consultoria. Outro ajuste para cima ocorreu com a produção da Bahia, com pequenos aumentos na área e na produtividade.

“Com a entrada no período de entressafra, não devem ocorrer maiores revisões nos números do ciclo 2021/22, com o foco passando para o planejamento da safra nova”, disse a especialista de Inteligência de Mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi.

A StoneX manteve as previsões de consumo, com a demanda doméstica estimada em 47,8 milhões de toneladas e as exportações em 77 milhões de toneladas. Com os estoques em 3,57 milhões de toneladas, a relação estoque/uso é de 2,86%, “o que continua indicando um balanço muito ajustado da oleaginosa”, completou a porta-voz, em nota.