Soja Brasil

Fim de semana: veja quais áreas de soja podem ter chuvas e quais terão tempo firme

Segundo a meteorologia, deve voltar a chover em todo o Rio Grande do Sul até domingo. Já na Bahia, a notícia não é boa e o tempo segue firme e seco

O fim de semana será marcado pelo retorno das chuvas nas áreas de soja do Rio Grande do Sul e a trégua nas áreas do Sudeste. Entretanto nem tudo são mudanças, já que a Bahia segue com tempo firme e seco.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A sexta-feira será marcada por uma diminuição das chuvas em todo o Paraná e Santa Catarina. O noroeste paranaense tende a ter um dia com poucas chuvas e de maneira manchada. No Rio Grande do Sul além das chuvas na parte norte, também há previsão para instabilidades na parte central, mas todas com baixos acumulados.

No sábado algumas chuvas conseguem furar o bloqueio e já descem mais para a parte central e oeste do Rio Grande do Sul. No noroeste do estado a tendência é de maiores acumulados. Em Santa Catarina seguem chovendo em todo o estado. Já no Paraná só deve ter chuvas e manchadas na parte leste e sul do estado.

No domingo, a previsão indica que as chuvas podem avançar ainda mais sobre o Rio Grande do Sul e desta vez trazer chuvas para todo o estado. Os maiores acumulados podem ocorrer no noroeste do estado. Em Santa Catarina também deve chover de leste a oeste. No Paraná só a parte norte pode ficar com tempo mais firme, o restante terá chuvas, mais volumosas no sul.

SUDESTE

Boa parte do Sudeste terá um dia mais seco e sem chuvas. A exceção é a parte leste e sul de São Paulo, que podem registrar algumas garoas. Minas Gerais tem tempo seco.

No sábado pouca coisa muda, ou seja, Minas Gerais segue totalmente seca, assim como toda a parte centro norte de São Paulo. Já no centro sul paulista a tendência é ter chuvas, mas com baixos acumulados.

No domingo nada muda e as instabilidades tendem a afetar apenas o sul paulista, o restante das áreas de São Paulo e Minas Gerais podem ter tempo firme e seco.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira com previsão de temporais em toda a região Centro-Oeste. As pancadas de chuva começam isoladas pela manhã em Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, porém é à tarde que os temporais se intensificam e ocorrem por toda a região. Mesmo com a chuva, faz calor à tarde na maior parte da região.

No sábado, as condições de chuva forte e temporais no Centro-Oeste continuam, especialmente em Mato Grosso do Sul. As chuvas estão relacionadas com o corredor de umidade, somado a presença de instabilidades nos médios níveis da atmosfera. Em Mato Grosso e em Goiás, a chuva também deve ocorrer de maneira forte, mas de forma bem isolada e com baixos acumulados. Na maior parte da região faz calor, com exceção ao sul do Mato Grosso do Sul, devido ao tempo fechado.

No domingo, maiores volumes de chuva continuam sobre o oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul, com condição para alagamentos e enxurradas. Nessas áreas os temporais ocorrem ao longo do dia e durante à tarde as chuvas se espalham em grande parte da região Centro-Oeste em forma de temporais.

NORDESTE

A sexta-feira terá chuvas apenas para o limite entre a Bahia e o Piauí, no extremo noroeste baiano. No Piauí a tendência é de chuvas na parte sul, com baixos acumulados. No Maranhão há previsão de chuvas isoladas no extremo sul e na parte central, com tempo seco entre essas regiões. No norte também não deve chover.

No sábado as poucas chuvas que caiam em uma pequena parte da Bahia, se dissipam e o tempo seco predomina. No Piauí há chance para chuvas isoladas na parte centro-oeste do estado. Já no Maranhão há três manchas de chuvas no mapa, uma no sul, uma no leste e outra no oeste, que não se conectam. Entre essas áreas o tempo deve seguir seco.

No domingo, as áreas de soja da Bahia seguem com tempo firme e seco. No Piauí há chance de garoas leves apenas na divisa com o Maranhão, na parte oeste. Já o Maranhão pode ter chuvas leves em toda a parte centro norte do estado.

NORTE

Nesta sexta-feira os temporais persistem agora por toda a região Norte. As chuvas ocorrem ao longo do dia, e mais uma vez tem sua maior intensidade à tarde. Os acumulados de chuva são altos no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no noroeste e norte do Pará e no Amapá. Em Tocantins os temporais vêm acompanhados por raios, rajadas de vento e até mesmo com potencial para queda de granizo, em pontos isolados, tudo pela influência da borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

No sábado, as instabilidades persistem em todas as áreas do Norte do país. Chuva forte e bastante volumosa deve ocorrer no Acre. Entre o norte do Pará e Amapá, seguem as instabilidades, com altos acumulados de chuva. Em Tocantins há condição para temporais, por conta da atuação de um VCAN.

O domingo ainda terá condições para chuva forte, temporais e acumulados elevados em boa parte da região Norte. Nos próximos dias os temporais seguirão por toda a região Norte, só que os maiores volumes de chuva ficarão concentrados no Amazonas, no Acre, Rondônia e no Amapá.

Leia mais notícias sobre soja

tempo