Soja Brasil

Ihara lança três novos herbicidas voltados para a cultura da soja

Um deles é um dessecante que tem o objetivo de substituir o Paraquate

A Ihara acaba de lançar três novos herbicidas para a cultura da soja. O Xeque-Mate HT que, segundo a empresa, apresenta a formulação líquida mais concentrada do mercado; o Burner, que garante maior velocidade de dessecação pré-plantio; e o Dorai Max, para auxiliar na antecipação da colheita.

Herbicida sistêmico voltado ao combate de plantas infestantes anuais e perenes, o Xeque-Mate HT pode ser aplicado em mais de 40 culturas. De acordo com o gerente de Produtos Herbicidas da empresa, Daniel Zanetti, a nova formulação reduz em 15% a dose de aplicação por hectare em relação à versão anterior. “No final das contas, isso resulta em economia ao agricultor, como menor movimentação logística, menor espaço para armazenamento e menor volume de retorno de embalagens”, reforça.

Já o Burner é uma nova tecnologia para dessecação pré-plantio com efeito residual inicial, possuindo amplo espectro para o controle de ervas. Segundo o especialista da Ihara, além de dessecação acelerada para permitir o melhor desenvolvimento inicial da cultura e antecipação do plantio, o herbicida contribui com o manejo de plantas daninhas em pós-emergência na soja, eliminando a matocompetição e plantas hospedeiras de pragas e doenças. Também pode ser utilizado para as culturas do algodão, feijão e milho.

O Dorai Max, por sua vez, traz um novo ingrediente ativo para proporcionar ação rápida e eficaz para a antecipação da colheita. Segundo Zanetti, o produto permite uniformidade de maturação, reduzindo as perdas durante a colheita, bem como o desgaste da máquina e o consumo de combustível, mantendo a qualidade dos grãos e aumentando o potencial de armazenamento.

A solução busca reduzir a exposição dos grãos ao ataque de detratores da lavoura e às variações ambientais, tornando possível o plantio da segunda safra dentro de uma janela ideal. Essa tecnologia vem com o objetivo de substituir o Paraquate.

“O cenário de plantio da soja está cada dia mais dinâmico no controle de plantas daninhas de difícil controle, pragas e doenças que acometem a lavoura em diferentes situações. É por essa razão que investimos em P&D para oferecer as melhores tecnologias e soluções eficientes aos agricultores, que se diferenciem no mercado e tragam os melhores resultados”, afirma Zanetti.

Fábrica da Ihara
Fábrica da Ihara em Sorocaba (SP). Foto: Divulgação