Soja Brasil

Lavouras de soja melhoram no Paraná e 1% já estão prontas para colheita

Segundo levantamento do Deral, três regiões, das 20 acompanhadas, já tem mais de 5% de suas áreas em plena maturação. Confira!

As lavouras de soja do Paraná apresentaram uma leve melhora agora na primeira semana de janeiro, ao mesmo tempo em que uma pequena parcela de áreas já está pronta para a colheita. As informações são do levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura do estado.

Até o dia 5 de janeiro, 79% dos 5,5 milhões de hectares com soja do Paraná estavam em boas condições, 17% em médias condições e 3% das áreas estão ruins. Isso representa uma melhora, se comparado ao último relatório do Deral, de dezembro, onde 77% estavam boas, 19% média e 4% ruins.

Entre os 20 núcleos regionais acompanhados (veja o mapa abaixo para entender), o de Pato Branco é o que possui mais áreas em condições ruins, cerca de 15% da área total de 321 mil hectares. Laranjeiras do Sul (136 mil hectares) e Toledo (487 mil hectares) aparecem na sequência com 10% de áreas ruins cada um.

Estádio das lavouras

Segundo o levantamento do Deral, 1% dos 5,5 milhões de hectares de soja do Paraná entraram na fase de maturação, ou seja, estão prontas para colheita.

Entre os 20 núcleos, 3 estão com 5% de suas áreas prontas para colheita:

  • Laranjeiras do Sul (plantou um total de 136 mil hectares)
  • Cornélio Procópio (plantou um total de 352 mil hectares)
  • Irati (plantou um total de 190 mil hectares)

O restante das lavouras se divide entre as fases: 23% em desenvolvimento vegetativo, 41% em Floração e 34% em enchimento de grãos.

Leia mais notícias sobre soja