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Comercialização de sementes de soja cresce no Brasil

Segundo a consultoria Kynetec, o mercado de sementes de soja no Brasil cresceu 40% em 2021, atingindo o faturamento de R$ 15,5 bilhões

Segundo levantamento da consultoria Kynetec, o mercado de sementes de soja no Brasil cresceu 40% em 2021, atingindo o faturamento de R$ 15,5 bilhões.

A Lavoro, a maior distribuidora e redistribuidora de insumos agrícolas da América Latina, ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão com a venda de sementes na safra 21/22.

As culturas de soja e milho têm a maior representatividade no volume total comercializado no período.

Segundo o diretor de Sementes da Lavoro, Jhonathan Costa, a expectativa da companhia é que esse segmento continue crescendo, principalmente considerando a alta demanda do mercado brasileiro. De acordo com  levantamento da Kynetec Consulting, o mercado de sementes de soja no Brasil cresceu 40% em 2021, atingindo o faturamento de R$ 15,5 bilhões.

“Um fator que justifica os bons números do setor é o avanço da biotecnologia. Hoje, o comércio de sementes está muito ligado ao uso de inovações e novas tecnologias, especialmente quando falamos da produção de soja. As sementes para este tipo de cultivo estão, cada vez mais, resistentes a pragas e doenças, o que reduz a necessidade de defensivos e outros produtos nas lavouras, gerando economia e mais sustentabilidade para o produtor rural”, explica Costa.

Preparação para as próximas safras

No próximo ciclo, a meta da Lavoro é ampliar sua participação no mercado.

Hoje, a empresa trabalha com os maiores fornecedores de sementes do Brasil e pretende continuar expandindo a atuação com outros tipos de sementes, como trigo, milheto, sorgo e outras plantas de cobertura.

A Lavoro conta ainda com uma equipe de mais de 100 colaboradores especializados neste setor, prestando assistência técnica e comercial aos agricultores, bem como um serviço próprio de controle de qualidade.

“Funciona como uma dupla checagem. As sementes que distribuímos já são selecionadas pelos nossos fornecedores, mas realizamos mais dois testes laboratoriais e uma outra série de testes de canteiro, o que garante um produto diferenciado para o nosso cliente”, diz Costa.

A empresa também investe no desenvolvimento contínuo de sua equipe de vendas, por meio de cursos com especialistas do mercado sobre controle de qualidade e formas adequadas de plantio nas fazendas, além de promover eventos em todo o país para divulgar novas tecnologias e trazer o que há de mais moderno em genética ao produtor rural brasileiro.

“Desde que a Lavoro foi fundada, a empresa continua em expansão no mercado de sementes – e nosso objetivo é ser o principal player neste setor essencial. A Lavoro Agrocomercial, primeiro investimento da ‘tese Lavoro’, nasceu do atendimento a empresas de sementes. Hoje, esse segmento representa aproximadamente 17% do nosso faturamento, baseado em estimativas internas. Estamos investindo em novos Centros de Distribuição e avaliando novas oportunidades de negócios, seja com produtos de distribuição restrita ou produtos de marca própria”, finaliza o executivo.