Soja Brasil

Plantio da soja chega a 32% no Paraná, mas uma região ainda não começou

Na mesma época do ano passado, o ritmo era de 45%. Entretanto, após as chuvas, ritmo atual dobrou de uma semana para outra

Plantio em Pato Branco (PR). Foto: Edemar Ferrazza

Bastou a retomada das chuvas no Paraná para que o plantio da soja ganhasse ritmo. Em uma semana, a área plantada com soja dobrou no estado, segundo levantamento semanal do Departamento de Economia Rural (Deral). Entretanto, o ritmo ainda é inferior ao de 2019. A curiosidade é que apenas um núcleo regional (dos 20 acompanhados pela entidade), não iniciou os trabalhos.

Segundo o Deral, ao todo foram semeadas 32% da área de 5,543 milhões de hectares até este dia 20 de outubro. Ou seja o dobro do plantado na semana passada, que era de 16%.

Apesar do avanço rápido, o ritmo atual ainda é inferior ao registrado no mesmo período de 2019 (22/10), quando o plantio já ocupava 45% da área de 5,471 milhões de hectares.

Dos 20 núcleos regionais acompanhados pelo Deral, apenas 1 não iniciou os trabalhos de semeadura da soja: Londrina, que engloba 320 mil hectares. Vale ressaltar que no ano passado esta região já havia semeado 15% da área de 310 mil hectares.

O núcleo regional mais adiantado nesta safra é Pato Branco que já semeou 80% da área de 322 mil hectares que possui. No ano passado, na mesma época, o ritmo era de 65% da área de 330 mil hectares.

Qualidade das lavouras

Segundo o Deral, 85% das lavouras de soja estão com boas condições de desenvolvimento, 14% em situação média e 1% em condições ruins.

Isso significa uma leve melhora em relação a semana passada no qual os índices eram de: 85% em condições boas de desenvolvimento, 15% em situação média e 1% em situação ruim.

Vale ressaltar que a entidade aponta que na mesma época do ano passado as lavouras estavam piores que as atuais, ou seja, 72% estavam em boas condições, 26% em condições médias e 2% apenas ruim.

Leia mais notícias sobre soja