Soja Brasil

Soja: sem chuvas durante a semeadura, safra deve ser 35 mi de toneladas em MT, diz Imea

A seca ocorrida entre setembro e novembro em Mato Grosso afetou as lavouras do estado, cerca de 2,51% das áreas tiveram que ser ressemeadas

soja mato grosso chuva
Foto: Pedro Silvestre

O Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) manteve inalteradas as projeções para a safra de soja no estado em 2020/21. A produtividade continua estimada em 57,41 sc/ha, a área em 10,30 milhões de ha e a produção em 35,49 milhões de toneladas, valores -2,84%, 3,18% e 0,24% diferentes do último ano, respectivamente.

De acordo com o Imea, o clima seco no estado favoreceu para a manutenção dos números. A seca ocorrida entre setembro e novembro em Mato Grosso afetou as áreas de soja do estado, principalmente aquelas semeadas mais precocemente. Segundo o instituto, devido a esta estiagem, cerca de 2,51% das áreas tiveram que ser ressemeadas, conforme levantamento feito pelo Imea no ano passado.

Por outro lado, a partir de dezembro as chuvas voltaram ao estado e muitos produtores que tardaram para colocar as sementes no chão estão agora com as áreas com melhor potencial produtivo em relação àqueles que fizeram o plantio mais precoce.

Conforme relatado nas últimas estimativas, a projeção era que algo assim realmente ocorresse devido às boas previsões de chuva a partir de dezembro, que poderiam compensar a falta de umidade vista até então. O Imea diz que nas próximas semanas terminará de percorrer o estado e de avaliar as condições das áreas de soja nas diferentes regiões de Mato Grosso.