Soja Brasil

Soja: ainda vem chuva por aí. Planeje os trabalhos em campo

Em Pomerode, nordeste de Santa Catarina, choveu em apenas dois dias o dobro do esperado para todo o mês de novembro. E tem mais para cair

A chuva tem sido intensa em grande parte do Brasil nos últimos dias. Um exemplo é Pomerode, nordeste de Santa Catarina. Por lá, apenas no sábado e domingo, veio praticamente o dobro do volume esperado para todo o mês de novembro.

Aliás, o estado inteiro tem sido fortemente impactado pelo alto nível de precipitação. Isso se deve à formação de uma grande área de baixa pressão, formada entre o Sul e Sudeste do Brasil. Por conta desse fenômeno, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e uma grande extensão que vai do Matopiba ao Norte do país também recebem grandes acumulados de chuva.

Nesta terça-feira (29), o tempo fica firme apenas no Rio Grande do Sul, em parte do sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. A pausa na precipitação pode ajudar os trabalhos em campo em certas regiões desses estados. Contudo, produtores mato-grossenses ainda sentem a irregularidade da umidade, fazendo com que deixem de planejar a segunda safra de milho.

Por fim, até o próximo sábado (3 de dezembro), leste de Santa Catarina e do Paraná devem receber mais de 130 mm. O mesmo é esperado para o sul de São Paulo e os estados do Matopiba.