Soja Brasil

Soja: presidente da Aprosoja-MA mostra preocupação com escoamento em Itaqui

Instalação do plantio na região segue acima da média

O Maranhão faz parte da fronteira agrícola do Matopiba e é o mais avançado da região no plantio da soja. De acordo com estimativa da consultoria Safras & Mercado, divulgada na última sexta-feira (12), o estado está com 69% da área destinada ao grão semeada. 

O presidente da Aprosoja-MA, Vilson Ambrozzi, diz que os índices de instalação da lavoura acima da safra anterior – quando apenas 43% do território estava com os trabalhos iniciados – se deve à chegada antecipada da chuva em relação aos anos anteriores.

“Todas as regiões do Maranhão estão com ocorrência de chuva acima do normal. Na região norte do estado, normalmente a chuva chega em dezembro e este ano, ela já chegou em novembro. Temos regiões com 300 mm de chuva praticamente 30 dias antes de iniciar o chamado inverno“, conta.

No entanto, segundo ele, o excesso de umidade leva a problemas de logística em estradas vicinais, municipais e intermunicipais. Quanto ao escoamento da produção, Ambrozzi lembra que o Porto de Itaqui é o principal do Arco Norte, mas por conta da expansão da soja ser de 6% a 7% ao ano no Matopiba, superior à média nacional, a capacidade do empreendimento é fator de preocupação.

folhas soja água chuva
Foto: Pedro Silvestre

“Todo investimento que se faz em Itaqui se torna insuficiente em um período muito curto. Nossa expectativa é de que continuem os investimentos no porto, que se façam novos berços de atracação para que, inclusive, parte do Centro-Oeste passe a utilizar o porto como meio de fazer suas exportações”, destaca.

Efeitos do La Niña

Ambrozzi conta, também, que em 2020, mesmo com a incidência do La Niña, a alta precipitação esperada para a região não se confirmou. “Porém, neste ano, se chuva no Nordeste for uma característica do La Niña, podemos dizer que ela já chegou sim. A expectativa [para os próximos dias] continuam sendo boas. As chuvas são sempre bem-vindas, mas excesso de chuva é ‘irmão’ de falta de chuva”, acrescenta.

Segundo ele, o plantio de soja no Maranhão começa, geralmente, na região sul do estado. “É na região que conhecemos como Alto Parnaíba, [Serra do] Penitente, Batavo, ao redor de Balsas. Para essa região, o mês de outubro foi benéfico, bem chuvoso. Já temos agricultores que encerraram o plantio e estão na fase de floração e muitos relatos de outros produtores que encerraram o plantio com chuvas abundantes“, afirma.