Soja Brasil

Soja x clima: saiba o que esperar das chuvas de dezembro

Jornalista especializada em agronegócio destaca as condições climáticas previstas para as lavouras ao longo do último mês de 2022

As chuvas previstas para dezembro não devem ser satisfatórias para atender os produtores rurais que se dedicam à cultura da soja no Rio Grande do Sul. É o que observa a jornalista Angela Ruiz, da Climatempo e especializada em agronegócio pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

+ Clima chuvoso prejudicou safra de café no Paraná, aponta Deral

Durante participação na edição desta quinta-feira (1º) do telejornal ‘Mercado & Companhia’, Angela destacou que as chuvas devem seguir “irregulares” sobre todo o estado gaúcho e o oeste de Santa Catarina. A estimativa ocorre em que produtores dessas áreas estão interrompendo a semeadura de soja por causa da condição do solo, que está seco. É o que ocorreu, por exemplo, com a Fazenda Irmãos Guadagnin, no município de Não-Me-Toque (RS).

Para o restante da região Sul, a chuva não será necessariamente um problema para seguir com o plantio da oleaginosa, apontou a entrevistada do Canal Rural. “A chuva fica um pouquinho abaixo da média. Ela só ficará acima da média no leste do Paraná e de Santa Catarina. Mas também teremos boas chuvas, só que espaçadas, para o o norte e centro paranaense.”

Soja: chuvas em MS, MT e Matopiba

anomalia soja
Foto: Canal Rural mato Grosso

Em Mato Grosso do Sul, a especialista em agronegócio afirma que dezembro de 2022 deverá registrar chuvas “um pouco abaixo da média” também no sul de Mato Grosso do Sul. O que, no entanto, não deverá ocasionar problemas nas lavouras de soja. “Pancadas acontecendo quase que diariamente, mas de uma forma ainda um tanto quanto pontual”, afirmou Angela Ruiz.

“No geral, no estado [de Mato Grosso], vamos ter chuvas acima da média” — Angela Ruiz

“Boas chuvas” são aguardadas para boa parte de Mato Grosso ao decorrer deste mês, pontua a jornalista. “No geral, no estado, vamos ter chuvas acima da média. Uma chuva mais regular, principalmente na metade leste [mato-grossense]”, observou ela, que conversou com a apresentadora Pryscilla Paiva.

De forma geral, chuvas acima da média são esperadas em dezembro para o Matopiba — fronteira agrícola que engloba áreas de quatro estados: sul do Maranhão, leste do Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia. Grandes acumulados e que, neste momento favorecem os trabalhos de campo, são previstos, por exemplo, para os municípios baianos de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.