Soja Brasil

Vendas de soja do Brasil mais do que dobraram frente à média para o período

Goiás lidera entre os estados que mais negociou a safra antecipadamente. Já Santa Catarina é o que menos vendeu (e comercializou o dobro do que negocia normalmente)

As vendas antecipadas da safra 2020/2021 de soja já correspondem a mais do que o dobro do que o país normalmente vende até o começo de outubro, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. O estado que mais negociou o grão até o momento é Goiás.

O levantamento semanal da consultoria aponta que o país já negociou, antecipadamente, 52,9% da produção estimada de 132,1 milhões de toneladas para 2020/2021. Ou seja já comercializou 69,8 milhões de toneladas aproximadamente. Isso representa mais do que o dobro dos 25,4% da média para o período (ou seja até outubro) e também o dobro do negociado em 2019, que era de 25,8%.

“Percebemos que o ritmo acelerado de vendas já está diminuindo. Algo normal se considerarmos a quantidade de soja que já foi negociada”, diz o analista Luiz Fernando Gutierrez.

Entre os estados, Goiás lidera como o que mais negociou até o momento, ou seja, em torno de 60% da safra estimada em 13,4 milhões de toneladas, o que representa um comprometimento de 8 milhões de toneladas. Na média para o período o estado vende 27% e em 2019 vendeu 30%.

Depois aparece Tocantins que vendeu 59% da safra de 3,5 milhões de toneladas. E para fechar o pódio três estados estão empatados com 58%, Mato Grosso (que vendeu 20,5 milhões de toneladas das 35,3 que pretende colher), Minas Gerais (que vendeu 3,6 milhões de toneladas das 6,3 que pretende colher) e, por fim, Maranhão (que vendeu 1,9 milhões de toneladas das 3,3 que pretende colher).

Os estados que menos negociaram até o momento é Santa Catarina (que vendeu 30% da safra de 2,7 milhões de toneladas que pretende colher) e o Rio Grande do Sul (que vendeu 36% da safra de 19,7 milhões de toneladas que pretende colher). Vale ressaltar que estes estados normalmente vendem 15% cada um até o momento.

“Para 2021/2022 também notamos uma forte movimentação de antecipação de vendas. Ainda é difícil dar números por não sabermos quanto iremos colher aproximadamente”, afirma Gutierrez.

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