Além de atrasar o plantio, seca compromete desenvolvimento da soja e deve provocar prejuízos aos produtores de Sapezal (MT)

Ataque de lagartas do solo e o impacto do calor causam estragos visíveis nas lavouras da cidadeA falta de chuvas continua preocupando produtores do oeste de Mato Grosso, região que deve cultivar 1 milhão de hectares de soja nesta safra 2012/2013. Agora, porém, essa preocupação vai além da estiagem e do atraso no plantio. Em algumas lavouras da cidade de Sapezal, o veranico comprometeu o desenvolvimento das plantas e já deve provocar prejuízos aos agricultores.

O sol brilha com força na fazenda do produtor Valcir Scariote. A chuva não aparece há 22 dias. O plantio foi interrompido, mas ainda faltam cultivar mais de 70% da área. O agricultor está apreensivo com o cronograma, porém a maior preocupação é com as condições das plantas semeadas há algumas semanas.

– Em um stand de 16 plantas várias morreram por causa da broca e da queima do sol – diz o produtor.

É só olhar a lavoura para entender a angústia do produtor. O ataque das lagartas do solo e o impacto do calor causaram estragos visíveis. O prejuízo já é praticamente certo. Segundo Valcir Scariote, o prejuízo deve chegar a 15% nas áreas atingidas.

Em outra fazenda também é possível perceber os efeitos da seca. O agricultor plantou a lavoura sobre a palhada de milho. Uma das funções deste material é justamente manter a umidade do solo por mais tempo. Só que nem mesmo toda esta cobertura foi suficiente para evitar que o desenvolvimento das plantas fosse comprometido, depois de uma estiagem que ultrapassa 20 dias.

O produtor Lucídio Pinto é o dono da área. Ele diz que o bom volume de palhada e o tratamento bem feito das sementes até amenizaram os impactos do veranico, mas não conseguiram impedir que a plantação fosse prejudicada.

Assim como Valcir Scariote e Lucídio Pinto, muitos outros agricultores de Sapezal (MT), também estão preocupados com o futuro da lavoura.

Clique aqui para ver o vídeo

>>Conheça o Projeto Soja Brasil

>> Em mapa, veja por qual cidade a expedição Soja Brasil está passando