Apesar de estiagem e lagartas, Família Zaika colhe acima da média nacional

Produtor Renato e seu filho superam perda de 15% e colhem 82 sacas de soja por hectareEm momentos de aflição e seca, os produtores costumam olhar para o céu e pedir para que a chuva venha logo. Porém, em períodos como esse, somente alternativas inteligentes podem salvar a produção. Com a família Zaika não foi diferente, sua reação à seca foi rápida e, apesar das perdas, conseguiram colher 82 sacas de soja em cada um dos seus 340 hectares em Ponta Grossa, Paraná.

– O tempo não ajudou muito. Uns trinta dias de seca. Os grãos não encheram. A gente teve de dez a quinze por cento – conta Renato.

Além dos problemas da seca, a família também precisou lutar contra outra ameaça à lavoura: as lagartas. A Falsa Medideira e até mesmo a famigerada Helicoverpa. Foi uma safra difícil para os Zaika, mas, novamente, graças à tecnologia e prevenção, as perdas foram minimizadas.

– A lagarta atacou muito forte. Tivemos que aplicar mais, com certeza. O que a gente não esperava – desabafa Paulo, filho de Renato.

Apesar de tudo, a produção rendeu e ainda obtiveram uma das médias mais bonitas da safra 2013/2014. Com isso, fica o aprendizado:

– É a nossa vida, tem que continuar. Um ano muito ruim, outro muito bom – conclui Renato.

Fique ligado e descubra como a família conseguiu superar as dificuldades dessa colheita.

Não perca o 37º episódio do projeto Colheita Farta, que vai ao ar nesse sábado, dia 28, às 9h e às 13h30min, e também no domingo, às 9h.

Só aqui, no Canal Rural. Assista também ao vivo pela internet!

Acompanhe a produção dos programas através do Instagram.

Clique aqui para ver o vídeo