Cavalo de sela mangalarga marchador é conhecido pelo conforto que proporciona aos cavaleiros e amazonas

Cavalo é tipicamente brasileira, com origem em Minas GeraisA raça mangalarga marchador é tipicamente brasileira e está completando dois séculos de existência. A origem é mineira da Comarca de Rio das Mortes no Sul do Estado através do cruzamento de cavalos da raça Alter, que veio de Portugal com cavalos selecionados pelos criadores em Minas Gerais.

Minas Gerais já se destacava como centro criador de equinos desde o século XVIII e a chegada dos cavalos junto com a família real portuguesa ajudou a aprimorar os criatórios. Foi assim que nasceu o cavalo de sela brasileiro mangalarga Marchador, com o dom de dar conforto aos cavaleiros e amazonas.

De lá para cá, a raça só foi melhorando geneticamente, com uma evolução que impressiona nas marchas e mais recentemente em provas funcionais. Durante a Exposição Nacional da raça, que ocorre até esta terça em Belo Horizonte (MG) e já está na trigésima primeira edição, é possível ver o resultado da seleção apurada do mangalarga marchador e os rumos que técnicos e criadores estão traçando em pista.

O crescimento da raça hoje está em 15% ao ano, com 57 núcleos regionais no Brasil e quatro no Exterior. O mangalarga marchador mostra versatilidade.

Confira a reportagem do Jornal da Pecuária:

> Conheça a raça: confira as reportagens da série exibida no Jornal da Pecuária