Agricultura

3 benefícios dos cereais de inverno para o produtor rural

Supervisor de pesquisa da Epagri, Sydney Kavalco cita a “rotação de culturas” como um dos benefícios

Os cereais de inverno têm ganhado vez em Santa Catarina. E de acordo com Sydney Kavalco, supervisor de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do estado (Epagri), isso traz ao menos três benefícios para o produtor rural — seja ele catarinense ou não.

  • 1 — Rotação de culturas

O primeiro benefício na visão do supervisor é a questão da rotação de culturas. Como exemplo, ele cita que, enquanto a soja tem vez no plantio de verão, outros produtos ganham vez no inverno — não deixando as áreas rurais paradas. “Estabelecemos uma rotação, tanto de espécies quanto de defensivos”, destaca.

  • 2 — Diminuição do uso de defensivos

Investir no plantio de cereais de inverno tende a diminuir a utilização de defensivos agrícolas. “Isso influenciará no controle de plantas daninhas, pois iremos usar diferentes produtos, com diferentes formulações”, observa o especialista ao informar que essa prática tem se destacado, sobretudo, no oeste catarinense.

  • 3 — Aumento do lucro

Relacionado diretamente com o fato de diminuir o uso de defensivos, o supervisor da Epagri pontua, ainda, que o cultivo de cereais de inverno tem potencial para ser benéfico ao bolso do agricultor. “Vai aumentar o lucro das culturas”, enfatiza.