Clima favorável aumenta expectativa de produtores para a safra de soja de Maracaju (MS)

Na região, que não foi atingida pela seca, espera-se uma produção de 60 sacas por hectareA cidade de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, diferentemente de outras regiões produtoras, não está enfrentando problemas com as plantações de soja. Cerca de 50 dias após o plantio, produtores estão com uma expectativa acima de 60 sacas por hectare, segundo o consultor do Projeto Soja Brasil Áureo Lantmann.

– Estamos na estrada há 37 dias, a maioria das lavouras que vimos não estavam boas, pois sofreram com a seca no início. Esta deve ser a terceira ou quarta lavoura em boas condições que estamos vendo – diz Lantmann.

O presidente da Fundação MS, Luis Alberto Novaes, diz que o sentimento dos produtores é positivo, ainda mais quando veem a situação de produtores de outras regiões afetadas pela seca.

– Estamos vivendo um momento positivo, principalmente quando vemos nossos companheiros de outros Estados sofrendo com o clima. Nós tivemos um plantio normal, isso já dá uma certa garantia também da implantação de milho safrinha na época adequada. O sentimento é bastante positivo – fala.

A expectativa para a safra de soja é boa entre os produtores, mas é preciso agir com cautela, adverte o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Arthemio Souza Junior. Segundo ele, o produtor precisa aproveitar a boa fase da soja e se capitalizar.

– O produtor da região sempre produz bem. O tempo ajudando só traz vantagens. O que deixamos como mensagem para o produtor é que ele tenha cautela. Estamos vivendo um momento bom, de boas chuvas, preços bons, mas o nosso produto sempre teve ciclos bons e ciclos ruins. Estamos vivendo um ciclo bom, mas temos que ter cautela. Temos que nos capitalizar, visar muita produtividade. Nosso produtor é extremamente tecnificado, e esse é o ponto forte do município de Maracaju.