Se Código Florestal for aprovado sem alterações, 65% das granjas serão consideradas irregulares, diz ABCS

Mais da metade das propriedades estão situadas em Áreas de Preservação Permanente, afirma Marcelo Lopes, presidente da entidadeO impasse acerca das negociações na Câmara Federal sobre a votação do texto do Código Florestal preocupa os criadores de suínos do Sul do país. Um alerta da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) afirma que, se o texto for aprovado como saiu do Senado, 65% das granjas estarão em desacordo com a lei.

O motivo é o item que se refere às Áreas de Preservação Permanente (APPs). Segundo o texto aprovado, propriedades situadas em APPs após 22 de julho de 2008 não podem dar continuidade a suas atividades. Além disso, o item relativo à Reserva Legal isenta somente parte dos produtores da recomposição de áreas desmatadas.

O suinocultor Rubens Valentin, que mantém 110 hectares de Reserva Legal em propriedade de 290 hectares, afirma que não descuida da preservação. No caso dele, no entanto, mesmo que a nova legislação ambiental entre em vigor, não há necessidade de recomposição.

– Em termos de normas ambientais nós apromoramos um pouquinho nos últimos anos, até pela possibilidade econômica, mas em termos de respeitar mata cliar, reserva, distância de rio, é elementar, você precisa fazer.

Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, 65% das granjas ficam em APPs.

– Tá construído ali um galpão e é diferente de uma plantação que você tira, para de plantar, ali tem uma obra civil pronta. Não foi o produtor que invadiu a APP e sim a APP que invadiu o produtor e aí você inviabiliza.

Havia a expectativa de que o projeto que altera o Código Florestal fosse a plenário na Câmara nesta semana, mas as chances de isso acontecer já são consideradas remotas. O Governo Federal não admite alterações no texto aprovado pelo Senado e teme ser derrotado na votação, já que a base aliada está insatisfeita com a forma como vem sendo tratada pelo Palácio do Planalto.

>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal

>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado