O Código Florestal é um troféu que vamos exibir na Rio+20, diz relator

Deputado federal Paulo Piau afirma que se esforçará para que projeto seja aprovado antes do eventoO relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados, Paulo Piau (PMDB-MG) disse, nesta segunda, dia 5, que a aprovação do texto na Casa, na votação que deve ocorrer nesta terça, dia 6, e a sanção da presidente Dilma Rousseff é uma etapa na história do Brasil que deve ser cumprida em breve. Em entrevista ao programa Painel Rio+20, do Canal Rural, ele afirmou que o processo deve ser concluído antes da realização do evento ambiental no Rio de Janeiro, em junho.

– O Código Florestal é um troféu que vamos exibir na Rio+20. Ele é ambiental, porque o meio ambiente reinará absoluto e é o definidor do uso de uma propriedade. Está acima da questão florestal. Equilibrar o sustentável significa produzir protegendo. Quero perguntar na Rio+20 qual o país que tem um agronegócio importante como o nosso e preserva tanto quanto o Brasil – disse.

Piau acrescentou que há ainda alguns pontos sobre o relatório sobre os quais deve permanecer a geração de polêmica, como as regras específicas para as áreas urbanas. Ele aponta que a obrigatoriedade de um mínimo de 20 metros quadrados de área verde por habitante nas cidades deve tornar mais caros os terrenos, mas garante que o texto é o melhor a que se pode chegar.

– O que está pegando mais hoje é a questão da área urbana, mas o Código está correto nesse aspecto. Só não podemos entrar na onda mundial apenas de preservar e prejudicar nossa produção. O Brasil pode ser produtivo e preservar sua biodiversidade – pontua.

>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal

>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado