Comando Nacional do Transporte convoca caminhoneiros a fechar Brasília

Cerca de 100 veículos se concentram em posto de gasolina e protesto está marcado para início da tardeO Comando Nacional do Transporte divulgou neste final de semana um vídeo no qual Ivar Luiz Schmidt, um dos líderes do movimento do transporte, convoca os caminhoneiros para um buzinaço nesta segunda, dia 2, com o intuito de "fechar Brasília”. 

Fonte: George André Tremea/Nonai (RS)

Os caminhoneiros se manifestam contra o recente aumento do óleo diesel, além de pedir a definição de um valor mínimo para o frete. 

As manifestações continuam, em menores pontos, após a proposta do governo federal ter sido aceita pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística. A Polícia Rodoviária Federal do RS informou, às 10h, que há boqueio em pontos das BRs-116, 158, 153 386, 392, 285, 468 e 472. Já em Santa Catarina, por volta das 6h, a greve atingia a BR-163 (altura de São José do Cedro, de Guaraciaba e de Guarujá do Sul) e a 282 (trevo de Maravilha, São Miguel do Oeste e Pinhalzinho). A PRF anunciou também paralisações em rodovias estaduais de São Paulo e Mato Grosso do Sul e na BR 163 Mato Grosso e no Paraná.

Na proposta apresentada, o governo prometeu sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, prorrogar por 12 meses o pagamento de caminhões, conforme o Programa Procaminhoneiro, além de criar, por meio de negociação entre caminhoneiros e empresários, uma tabela referencial de frete.

Em um vídeo divulgado pelo Comando Nacional do Transporte (CNT), Schmidt convoca os caminhoneiros a se dirigir a um posto de combustíveis localizados nas proximidades de Brasília. Durante a manhã desta segunda, aproximandamente 100 veículos se encontravam no local. Clique aqui e assista.