Conteúdo Patrocinado

'Plante com a Klabin' oferece oportunidade segura para produtores do Paraná

Por meio do programa de parceria, a empresa quer estimular a economia local com produção de pinus e eucalipto; veja como funciona a iniciativa

produtor de eucalipto
Foto: Klabin/reprodução

Produtores rurais com propriedades na região dos Campos Gerais, no Paraná, podem participar de uma iniciativa idealizada pela Klabin para fortalecer a economia local e o uso da terra para múltiplas culturas. O programa Plante com a Klabin convida pequenos, médios e grandes produtores a participarem do processo de expansão florestal da companhia por meio do cultivo de pinus e eucalipto.

Segundo a empresa, a iniciativa é uma excelente opção para proprietários gerarem renda, complementarem o portfólio produtivo e trazerem novos empregos e desenvolvimento para a região.

Investimento local

Em 2019, a Klabin anunciou a expansão da capacidade de produção no segmento de papéis para embalagem com o projeto Puma II, que abrange a construção de duas máquinas na cidade de Ortigueira (PR). Juntas, elas terão capacidade anual de produção de 910 mil toneladas de papel, produzidos 100% a partir do mix de fibras virgens de pinus e eucalipto.

Com o aumento da demanda por matéria-prima, viu-se a necessidade de aumentar a base florestal de modo sustentável nessa região. E é aí que o produtor local entra com sua expertise e disponibilidade.

Ao se tornar parceiro no Plante com a Klabin, o produtor pode usar parte de suas terras para plantar pinus e eucalipto e receber benefícios em troca. É uma maneira segura de diversificação de renda com atividades agropecuárias complementares, com bom retorno financeiro, direito a assistência técnica e consultoria para certificações que garantem o manejo sustentável das florestas.

intergação lavoura-pecuária-floresta
Foto: Klabin/reprodução

Como funciona?

Podem participar do programa produtores rurais com propriedades localizadas no estado do Paraná, na região dos Campos Gerais e arredores de até 150 km das cidades de Telêmaco Borba e Ortigueira. Para esse grupo, são oferecidas três modalidades de parceria, de acordo com a necessidade e objetivo de cada um:

● Permuta de insumos e serviço

Aqui, a Klabin fornece as mudas e os insumos, faz a implantação e o manejo da floresta nos primeiros anos, além de realizar visitas periódicas para oferecer assistência técnica. Já o produtor disponibiliza o acesso da equipe da Klabin na área que vai receber o plantio.

O produtor faz o pagamento dos insumos e mão de obra da Klabin, no fim do ciclo, com a madeira entregue em uma das fábricas.

● Permuta de mudas

Neste modelo, a Klabin também fornece as mudas para o plantio e faz visitas periódicas para oferecer assistência técnica. O produtor, por sua vez, faz a implantação e a manutenção da floresta com mão de obra própria.

O pagamento das mudas fornecidas é feito ao fim do ciclo, também em madeira entregue na fábrica.

● Garantia de preço

Na terceira opção, a Klabin compra a produção futura de madeira do produtor e realiza visitas periódicas para oferecer assistência técnica.

O produtor realiza o plantio com recursos próprios. Os insumos e a mão de obra são de sua responsabilidade.

Todos ganham

Este modelo de parceria tem como objetivo fortalecer tanto o produtor rural, como a comunidade ao seu entorno, com uma produção sustentável e de acordo com as boas práticas ambientais.

Para o produtor, entre os principais benefícios apresentados, estão a garantia de compra da madeira, garantia do preço de venda, apoio e assistência técnica, suporte na regularização da propriedade, diversificação da renda, integração com outras atividades da propriedade e certificações internacionais que garantem manejo sustentável de florestas. Com isso, a propriedade pode ser inserida em uma economia baseada na sustentabilidade e em uma cultura com menor oscilação de mercado.

Já a região pode se beneficiar com o fortalecimento da base florestal local, com geração de empregos no campo e aumento de oportunidade de trabalho e renda. Também se destacam a movimentação do empreendedorismo local, adequação à legislação e fortalecimento da cadeia econômica regional.

Para o meio ambiente, o plantio de pinus e eucalipto é capaz de reter, nos troncos e raízes, o dióxido de carbono, gás que provoca o aquecimento global. O modelo de parceria do Plante com a Klabin contribui com a possibilidade de as fazendas parceiras atuarem no movimento de compromisso com o planeta. Isso, aliás, é também um compromisso da Klabin, que se uniu à Rede Brasil do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU) em um movimento chamado ImPacto NetZero.

Tem interesse?

Para se inscrever no programa, entre em contato com o time comercial da Klabin através do site. Veja como acessar!

Para mais informações sobre o programa ou outras modalidades de negócio, entre em contato pelo formulário, pelo telefone 0800 728 0607 ou envie um e-mail para [email protected] .

Conteúdo Patrocinado