No 21º episódio DuPont Colheita Farta veja os resultados da família Hudson

Sojicultores sofreram com a estiagem na região; assista ao programa na íntegraEm Jataí (GO), o produtor Vilmar e o filho Paulo cultivam soja há 22 anos. São 5100 hectares, e uma expectativa , que segundo eles será alcançada, de 60 sacas por hectare.

– Vamos começar a colheita e estamos montando as máquinas. Logo vamos colocar cada funcionário na sua colheitadeira – conta Vilmar.

A revisão das máquinas é feita durante todo ano para não terem problema quando chegar o dia de começar a colheita, e para fazer todo esse trabalho eles contam com um bom número de funcionários.

– Hoje estamos com a faixa de 48 funcionários. Temos oito colheitadeiras, mais os tratores, pulverizadores e as plantadeiras que já vão operando logo em seguida para safrinha – comenta Paulo.

Evaldo Gomes, um dos operários da fazenda, está há muito tempo trabalhando nas colheitas da família, e reconhece que o trabalho não é fácil.

– Não tem hora para começar nem para parar. Nós temos que aproveitar quando tem sol, pensando no dia de amanhã, que não sabemos se vai chover ou não – afirma Evaldo.

O clima pode ser um aliado ou um inimigo da lavoura, no caso da família Hudson ele foi um inimigo. A plantação dos sojicultores Vilmar e Paulo sofreu com 25 dias de estiagem, o que segundo eles levará a uma perda de 8% no total da produção.

Para continuar com uma boa produtividade mesmo com os riscos da falta ou excesso de chuva, eles apostam nos produtos utilizados.

– Nós sempre procuramos a alta tecnologia, e a Dupont como nossa parceira atendeu muito bem como inseticida e no Aproach Prima, que já usamos há alguns anos para combater a ferrugem asiática, e sempre conseguimos um resultado bom com os produtos – conclui Paulo.

Ficha técnica
Área: 5100 hectares
Semeadura: 15/10/2013
Colheita: 30/01/2014
Sementes utilizadas: transgênica 7337, 7255 e 98y30
Produtividade: 60 sacas por hectare
Produto utilizado: Aproach Prima

Clique aqui para ver o vídeo

Acompanhe a produção dos programas através do Instagram