Na Estrada registra preparo dos cavalos crioulos que participam do Freio de Ouro

Equipe do projeto passou pela região de Santa Maria entre 19 e 21 de julhoUma equipe do Canal Rural está percorrendo 12 Estados brasileiros, num total de 18 mil quilômetros, de caminhão. O objetivo é revelar aos telespectadores os desafios de um dos grandes segmentos do agronegócio no Brasil: o transporte de animais, desde a pecuária de produção até a criação de elite. Entre os dias 19 e 21 de junho, os profissionais do programa Na Estrada estiveram em Júlio de Castilhos, na região central do Rio Grande do Sul.

O repórter João Henrique Bosco acompanhou os preparativos, o embarque e o desembarque dos cavalos crioulos que participaram de uma etapa classificatória do Freio de Ouro. O programa registrou os bastidores da viagem da região central até Carazinho, totalizando 195km.

A equipe visitou a Cabanha Água Funda, conversou com o ginete Daniel Teixeira e acompanhou o trabalho do veterinário Rolando Perez que, desde 2003, se dedica à saúde dos animais de competição.

O dia a dia da viagem da equipe pode ser acompanhado no site naestrada.ruralbr.com.br. No relato sobre Júlio de Castilhos, eles contam que, há alguns anos, a cena que viram seria inacreditável: no canto de um galpão com várias baias de cavalos da raça crioula, havia uma mesinha com computador, equipamento para realizar Raio X e vários outros apetrechos utilizados para saúde e o bem-estar dos animais.

Estreia

O Na Estrada será exibido aos sábados, às 12h30min, a partir de 28 de julho, nos canais 135 da Net, 105 da Sky, 112 da Claro TV ou pela antena parabólica, frequência 4171 Mhz Banda L 0980 Mhz, polarização horizontal, StaroneC2. O primeiro programa irá mostrar o transporte de cavalos de competição de elite, como os animais de São Paulo que irão participar das Olimpíadas, em Londres. O programa gravado em Júlio de Castilhos deve ir ao ar no final de setembro.

O projeto que mostra a realidade das estradas brasileiras por onde transitam os produtos do agronegócio está em sua quarta edição. Ele foi reconhecido, em 2008, pelo Grupo RBS com o prêmio Jornalismo e Entretenimento por Melhor Formato e, em 2009, pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários na categoria Jornalismo.