Evento inédito marca o início do plantio de soja da safra 2012/2013

Iniciativa do Projeto Soja Brasil, evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural e contou com a presença do ministro da Agricultura Mendes RibeiroPela primeira vez na televisão brasileira uma emissora mostrou ao vivo, para todo o país, o lançamento oficial do plantio da safra de soja 2012/2013. O evento inédito foi transmitido pelo Canal Rural na tarde dessa segunda, dia 24, direto da cidade de Sorriso, no Médio-Norte de Mato Grosso.

No campo, plantadeiras alinhadas repetindo para o público o trabalho que é feito nas fazendas a cada início de safra. No comando de uma das máquinas, autoridades e lideranças do setor, como o ministro da agricultura Mendes Ribeiro Filho e o governador de Mato Grosso Silval Barbosa. A abertura do plantio ganhou um ar de solenidade por ser este um momento histórico para os produtores de soja.

Para que o público e os telespectadores pudessem ter a sensação real de como é feito o plantio de uma safra, o trabalho começou bem antes. Durante pelo menos uma semana o serviço foi intenso na fazenda Agroverde. Dezenas de pessoas trabalhando dia e noite para garantir o cenário ideal. Na hora do evento, casa cheia. Produtores rurais deixaram o campo para acompanhar de perto a abertura oficial da safra, conduzida pelo ministro da agricultura.

A poucos metros do palco quatro máquinas lado a lado, com capacidade de semearem juntas mais de 50 hectares por hora, davam início ao plantio. Uma representação perfeita do que acontece na agricultura de larga escala, uma das características de Mato Grosso.

Nos bastidores, nossa equipe também dividia várias tarefas. Montar o painel foi apenas uma entre tantas funções. Foram dias de produção para uma transmissão inédita, que marcou o início da maior safra de soja do Brasil.Nesta safra, o Brasil pode superar os Estados Unidos e se tornar o maior produtor de soja no mundo. Devemos colher quase 82 milhões de toneladas do grão.

A iniciativa inovadora do Projeto Soja Brasil mostrou para todo o país como é dado o primeiro passo para uma produção histórica e deixou os agricultores de Sorriso, o maior município produtor da oleaginosa no mundo, orgulhosos e ainda mais animados e otimistas com o futuro desta safra.