Excesso de calcário no solo pode atrapalhar rendimento das lavouras de soja

Em Lucas do Rio Verde (MT), plantações apresentam manchas amareladasDurante a expedição Soja Brasil, o consultor técnico da equipe, Áureo Lantmann, vai produzir conteúdos técnicos sobre as lavouras visitadas pelo grupo. Este relatório fala das plantações de soja da cidade de Lucas do Rio Verde (MT) e do excesso de calcário no solo. Confira:

Na cidade de Lucas do Rio Verde, encontramos algumas “lavouras manchadas”. É comum encontrar esse tipo de lavoura com coloração diferente do padrão para a época. Uma das razões para essas manchas é a soja desenvolvida em solo com acúmulo de calcário ou adubos.

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes. 

Ferro, cobre, manganês e zinco diminuem com o aumento do pH do solo, promovendo sintomas bem marcantes nas folhas da soja e, consequentemente, uma redução de rendimento. Essas manchas só reduzem seus efeitos ao longo do tempo ou com o revolvimento do solo onde houve o depósito de calcário.