Exportações de carne pelo Porto de Paranaguá crescem 23%

Carne de frango é carro-chefe da movimentação no terminalO volume de carne exportada pelo Porto de Paranaguá (PR) está maior: no primeiro semestre deste ano, foram 684 mil toneladas exportadas, 23% a mais que o exportado no mesmo período do ano passado. Em relação à carne bovina, este aumento foi ainda maior: 71,5%. No total, as exportações de carne do Porto de Paranaguá geraram uma receita cambial de quase US$1,47 bilhão - quase 18% a mais que a receita arrecadada no primeiro semestre de 2013.

De janeiro até junho, foram quase 63 mil ton de carne de boi, produzidas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Goiás, Minas, Santa Catarina e Bahia. Os principais destinos foram Hong Kong, Venezuela, Egito, Rússia e Irã. Em 2013, no mesmo período, foram quase 36,7 mil ton. As exportações do produto geraram mais de US$ 279 milhões de receita.

 – As exportações da carne bovina aumentaram bastante, porém, em volumes, o destaque continua para as exportações do frango que, nos primeiros seis meses deste ano, geraram mais de um bilhão de dólares de receita cambial – afirma o diretor comercial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese.
 
No primeiro semestre deste ano, foram quase 557 mil ton de frango exportadas – 20,5% a mais que o volume do ano passado. O principal destino dessa carne foram países como Arábia Saudita, Japão, Hong Kong, China e Emirados Árabes. Mais da metade do volume de frango exportado pelo terminal foi produzida no próprio Estado.
 
Da carne de cavalo, a mais exótica entre as exportadas pelo Porto de Paranaguá, os principais destinos foram a Rússia (477 ton) e a Itália (quase 11 ton).  Quase toda carne equina exportada é produzida no próprio estado. O volume exportado este ano, no primeiro semestre, foi quase 144% maior que o movimentado no mesmo período de 2013.

Logística

As carnes congeladas são exportadas pelo Porto de Paranaguá em contêineres que chegam até o porto de duas maneiras: ou vêm já prontos para exportação, estufados e lacrados nas unidades produtoras, ou são estufados em armazéns locais. Neste segundo caso,  o principal operador da carne congelada é a empresa Martini Meat Armazéns Gerais.
 
A estrutura da empresa, em Paranaguá, funciona como apoio logístico retroportuário, tanto na parte de armazéns (com capacidade de 27 mil ton), com habilitação para os principais mercados mundiais, quanto com pátio de contêineres com tomadas para os refrigerados, para servir de apoio ao exportador.

De acordo com o diretor comercial Marcelo Ostrowski, da Martini Meat Azrmazéns Gerais, o Porto de Paranaguá vem se destacando nessa movimentação de carne dentre os demais terminais, o que explica esse aumento na movimentação:

– O Porto de Paranaguá está muito bem posicionado no mercado das exportações de carne. Tem uma série de facilidades que o torna bem atrativo e propício para essas movimentações. Além do Estado ser um dos principais produtores de frango e suíno, a gente consegue, dentro da área de influencia do Porto, trazer produtos vindos do Centro-Oeste, do interior de São Paulo e de Santa Catarina.

 

• Exclusivo: Maior armazém da Conab em Mato Grosso do Sul está
fechado

• Confira a passagem do Canal Rural Na Estrada pelo Porto de
Paranaguá

 

• Veja os bastidores do programa