Família Bonafim supera lagartas e falta de chuva no período de enchimento de grãos

Sojicultor supera vence obstáculos e alcança 50 sacas em cada um dos seus 1500 hectares em Guaraí (TO)Em uma safra em que as chuvas vieram durante o período da colheita e que o sol apareceu quando os grãos de soja precisavam encher, a família Bonafim, de Guaraí (TO), tinha tudo pra acreditar que as coisas iriam desandar. Além desses problemas, a fazenda ainda sofreu com ataques de helicoverpa e de falsa medideira. O que salvou esse ciclo? O controle e a rapidez dos produtores.

– A gente ficou apreensivo. Mas em qualquer espaço de sol a gente colhia. Depois a chuva parou de vez e a gente acelerou [..] Houve também muito ataque de helicoverpa e falsa medideira, graças aos produtos que usamos ficou totalmente sob controle! – conta Marcos.

A fazenda da família Bonafim fica em Guaraí, norte do Tocantins. O sojicultor Marcos, seu pai Lourenço e seu filho Mateus, de apenas 14 anos, são os homens que tocam esse negócio. Apesar de Mateus ser o mais jovem, o novato na fazenda é o Seu Lourenço, que veio lá do Sul, onde tinha uma fazenda no Paraná. Apesar das dificuldades de manter uma fazenda tão grande e tão diferente como essa de seu filho no Tocantins, Seu Lourenço parece estar se adaptando ao local.

– É vivendo e aprendendo. O corpo sofre mais, mas pra plantar é bom – explica Seu Lourenço sobre a experiência de produzir em um lugar tão diferente do que estava acostumado.

Depois de terem sido destaque no 18º episódio do DuPont Colheita Farta, a família volta ao programa pra mostrar que apesar de todas os desafios da produção, a colheita dos Bonafim foi muito farta e o controle sobre a Ferrugem asiática e as lagartas foi eficiente.

Ficha Técnica:

Colheita: 04/03 a 16/04
Resultado: 50 Sacas/ha
Semente: RR1
Área: 1500 Há
Desafio: Ferrugem Asiática
Controle: Aproach Prima

Clique aqui para ver o vídeo