Família Gonçalves supera desafios do clima e colhe 60 sacas de soja por hectare

Filhos são motivo de orgulho do pai Rubens Gonçalves, que tem fazenda em Joviânia, GoiásUm dito popular conta que a agricultura é feita 50% pelo homem e 50% por Deus. O problema é que, muitas vezes, o tempo castiga o produtor. Apesar disso, nem a seca, nem a falsa medideira e muito menos a ferrugem asiática foram capazes de impedir que a família Gonçalves tivesse uma colheita farta. Destaques no 13º episódio, pai e filhos voltam ao programa pra mostar sua safra.

–  A gente sofreu com a seca, mas ainda colhemos 65 sacas por hectare. Poderia chegar em 70 se não fosse a estiagem – explica Renis.

É muito emocionante quando nos deparamos com uma história como a de seu Rubens Gonçalves. Hoje, pai de família e sojicultor de sucesso; antigamente, adolescente esforçado só com a roupa do corpo em Goiás. Graças a muito esforço, equilíbrio, amor à família e dedicação foi possível alcançar o sucesso em sua fazenda, em Joviânia, Goiás.

– Um conhecido da família chegou a Minas, viu a gente numa situação difícil e pediu para minha mãe me deixar ir com ele para Goiás. Eu fui e depois busquei o resto da família. Trabalhava na terra dos outros, até que consegui a minha, de um alqueire – conta Rubens.

A safra 2013/2014 teve algumas complicações para a família, principalmente devido à forte estiagem e à chuva em momentos ruins para a produção. Isso gerou problemas como aparição de lagartas e fortes riscos de ferrugem asiática. Se não fosse a precaução e a ação rápida e cuidadosa dos produtores, o resultado seria comprometido.

– Por causa do calor, tivemos problema com a falsa medideira. Já na precoce, que recebeu bastante chuva, a gente ficou com receio da ferrugem asiática, então aplicamos mais uma de Aproach Prima e controlamos. Precaução é tudo – conta Tião.

Apesar dos problemas, a colheita da família foi farta e o produtor Rubens não esconde a alegria de ver os filhos ao seu lado nos negócios.

– Que pai não fica feliz de ver os filhos fazendo um trabalho tão bom? Se minha mulher estivesse aqui, ela estaria orgulhosa – conclui Rubens.

Ficha Técnica:

Colheita: 13/01 a 13/04
Resultado: 60 sacas/ha
Área: 10000 ha
Desafio: Clima
Semente: RR1
Produto utilizado: Aproach Prima

Clique aqui para ver o vídeo