Jataí (GO) se destaca pelo uso de tecnologia nas lavouras, mas sofre com falta de mão de obra qualificada

Para reduzir o problema, Senar oferece diversos treinamentos de qualificação para os trabalhadores do campoA cidade de Jataí (GO) tem a fama nacional de ser a região onde mais se usa tecnologia na lavoura. Nesta safra, mais de 80 % dos produtores vão usar pelo menos uma ferramenta da agricultura de precisão. Apesar da modernidade, porém, há problemas com mão de obra qualificada para os equipamentos.

Segundo Renildo  Marques Teixeira, supervisor regional Senar-GO, para mudar esse cenário, o Senar oferece diversos treinamentos de qualificação para os trabalhadores do campo.

– Nós temos hoje mais de cem treinamentos na área agrícola, iclusiva na área de precisão, temos cursos de GPS, GPS avançado, de máquinas agrícolas. Para o ano que vem, temos uma novidade, um simulador. Uma cabine que poderemos ter na cidade para capacitar o trablhador que trabalha na cidade mas que talvez queira trabalhar futuramente no campo – fala Teixeira.

Entre as vantagens da qualificação dos profissionais do campo, Ricardo Perez, presidente do Sindicato Rural de Jataí, destaca a lucratividade que o produtor pode ter qualificando a mão de obra.

– O importante de tudo é melhorar a mão de obra, que infelizmente é um dos maiores gargalos da agricultura do país. Essa qualificação traz grandes vantagens diretamente para o bolso do produtor. Onde se tem mão de obra mais qualificada, automaticamente se tem lucratividade – diz.