Lavoura de milho se expande em MS para suprir demanda por ração

Produção do cereal é um dos temas do novo programa Canal Rural Na EstradaNo município de Nova Andradina (MS), a lavoura de milho cresceu 25% no espaço de tempo de uma safra. Somando 25 mil hectares, a cidade direciona a cultura do cereal à fabricação de ração. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, a produção brasileira anual de ração é de 62 milhões de toneladas.

A família Cavalieri vem trabalhando na roça em Andradina há nove anos e a grande demanda pela ração certamente é um estímulo para a expansão do milharal: 80% do custo da ração corresponde ao grão, que tem até 90% de sua produção destinada a outros Estados. De acordo com o produtor rural Leandro Cavalieri, as facilidades logísticas de sua região reduzem os custos do frete, tornando a oferta mais atraente aos compradores:

– A gente sempre escuta falar que Santa Catarina busca ração em Mato Grosso, lá em cima, sendo que estamos mais perto que essa logística de Santa Catarina, né? Então, descobriram agora isso. É interessante que eles venham buscar mais próximo daqui, de onde eles estão.

Esta semana, o caminhão de reportagem do Canal Rural Na Estrada movimenta os eixos para seguir na trilha da ração: indo de Mato Grosso do Sul até Santa Catarina, mostramos as lavouras de milho, a composição do produto em fábrica e a entrega e alimentação final dos animais nas propriedades rurais.