Logística de frete alcança até 15% do custo do maquinário agrícola

Panorama de funcionamento de montadora de colheitadeiras é destaque do Canal Rural Na EstradaNa montadora de máquinas agrícolas AGCO, em Santa Rosa (RS), apenas 30% das peças são produzidas internamente. Depender fundamentalmente de importações certamente encarece o processo de produção: são necessárias 18.500 peças para construir uma colheitadeira, que demora 13 horas para ser montada. Os motores destas máquinas, por exemplo, vêm da Finlândia e demoram em média 60 dias para chegar, passando ainda por tarifas alfandegárias.

Além disso, os custos relativos à entrega são repassados ao preço final das máquinas. Transportar máquinas grandes exige autorizações especiais de gerenciamento de risco e seguro. Quem conta mais detalhes a respeito é o analista de mercado Arno Dalmeyer :

–  As estradas não são tão boas e as distâncias são longas. Nós temos 50% das máquinas agrícolas do Brasil situadas no Rio Grande do Sul, enquanto os produtores ficam concentrados no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste. Para tratores e colheitadeiras, são usados caminhões especializados; já as máquinas menores, como carretas graneleiras, são transportadas por caminhões convencionais. Devido a esta situação, até 15% do custo da máquina pode vir do transporte.

No Canal Rural Na Estrada desta semana, estão em foco os detalhes da linha de montagem, o processo de entrega do maquinário, a logística do diesel e muito mais.

O programa vai ao ar no domingo, dia 3, às 8h, com reprise às 20h. Confira uma prévia abaixo:

 • Confira o episódio anterior do programa
• Tecnologia do Campo mostra o universo das exportações de máquinas agrícolas