Mesmo com seca e helicoverpa, produtores colhem 82 sacas de soja por hectare

Saiba como a família Zaika, de Ponta Grossa, superou os desafios desta safra difícilEm 40 anos vivendo em Ponta Grossa, Paraná, a família Zaika nunca viu uma seca tão severa: foram pelo menos 30 dias sem chuva. E como se não bastasse, a lagarta Helicoverpa também atacou forte, pelo segundo ano seguido. As perdas foram calculadas pela família entre 10% e 15%.

Contudo, eles conseguiram produtividade acima da média nacional e colheram 82 sacas por hectare em sua lavoura de 320 hectares. A semente utilizada foi a RR1 e, para controlar a ferrugem asiática, o produto utilizado foi o Aproach Prima. Mesmo com as adversidades, Paulo Zaika diz que a empolgação continua para próxima safra.

– É a nossa vida, temos que continuar. Tem um ano muito ruim, mas quem sabe, outro muito bom.

A produção de grãos está mesmo no sangue da família, passando de pai para filho. Até se tornarem os produtores de sucesso que são agora, Renato e Evelise Zaika

– Ele ficou três anos fazendo cursinho e escolheu a faculdade de Administração Rural, porque era a mais próxima de casa – conta Evelise.

Dez anos depois, o casal investiu nas próprias terras e, desde cedo, os filhos foram acostumados à vida no campo. Tanto que Paulo, o filho do casal, nem vive mais na cidade, fica na fazenda, junto dos pais, ajudando a administrar os negócios da família.

Acompanhe a produção dos programas através do Instagram

Ficha Técnica
Colheita: 05 a 28 de março
Resultado: 82 sacas/ha
Área: 320 hectares
Semente: RR1
Desafio: ferrugem asiática
Produto utilizado: Aproach Prima

Assista ao programa na íntegra:

Clique aqui para ver o vídeo