Otimismo do produtor rural sobe, puxado pelo alto patamar dos preços e pela confirmação de boa safra

ICP Rural Fevereiro de 2011No início de 2011 o ICPRural cresceu, refletindo o bom momento que a maioria dos produtores rurais vivencia, ao contrário do que foi observado nos dois primeiros meses de 2010.

O ICPSoja também cresceu e continuou em patamar superior ao do ICPRural, evidenciando o bom momento da cultura no país. O otimismo geral dos produtores (com exceção dos produtores de arroz) é reflexo da confiança em relação aos preços das culturas e da confiança para a compra de insumos para os próximos meses. Contribui também para o otimismo a boa produtividade das lavouras dado o efeito ameno do fenômeno La Niña. A boa produtividade explica a confiança elevada dos produtores em relação às condições atuais dos seus negócios.

Produtor rural continua otimista

O ICPRural registrou em fevereiro 124,2 pontos, aumento de 3% em relação ao mês anterior, quando havia registrado 121,1 pontos e crescimento acumulado de 5% no ano. Os sucessivos patamares recordes alcançados pelo Índice nos últimos meses é reflexo das condições atuais e dos preços favoráveis à maior parte dos produtores rurais. Somado a estes dois fatores, no mês de fevereiro, o produtor rural se mostrou muito mais otimista à compra de insumos para os próximos meses, contribuindo para a escalada do Índice.

Em fevereiro, o sub-índice Preço, que capta a percepção dos produtores sobre os preços, se manteve estável. Entre janeiro e fevereiro o sub-Índice Equipamentos subiu 1%, sinalizando ligeiro aumento na disposição dos produtores em adquirir máquinas e implementos. O sub-Índice Insumos, subiu 13% em relação à janeiro, sinalizando a confiança do produtor à aquisição de insumos para a safra 10/11 e já para o ciclo 11/12. O Índice-Condições Atuais, por sua vez, registrou ligeira queda de 1% em relação ao mês de janeiro.

Comparativamente com fevereiro de 2010 o ICPRural registrou aumento de 47%. No segundo mês de 2010 o índice havia registrado 84,5 pontos e chegou a 124,2 pontos em fevereiro de 2011.

Em relação a fevereiro de 2010 o sub-índice Preço subiu 134% e o sub-Índice Condições Atuais, registrou acréscimo de 68%. Porém, em relação ao mesmo período, o sub-índice Equipamentos caiu 4%. No caso do sub-índice Insumos, o aumento foi de 14% evidenciando a maior disposição do produtor rural à compra de fertilizantes e defensivos em fevereiro de 2011 do que em fevereiro de 2010.

Produtor de soja: otimismo para aquisição de insumos

O ICPSoja registrou em fevereiro, 129,6 pontos, aumento de 4% em relação ao mês de janeiro, quando havia registrado 124,9 pontos. A confirmação de uma boa safra aliada ao alto preço alcançado pela cultura é refletida na confiança dos produtores de soja que estão otimistas para a compra de insumos para a safra 2011/2012.

Entre janeiro e fevereiro, o sub-índice Preço, que capta a avaliação dos produtores de soja sobre os preços, subiu 3%.

O sub-índice Equipamentos, que trata da disposição dos produtores de soja em adquirir novos bens de capital para seu negócio, caiu 9%. Por sua vez, o sub-índice Insumos, que capta a disposição dos produtores de soja em adquirir insumos apresentou aumento de 15% em relação ao mês anterior, atingindo pela primeira vez o patamar de otimismo. O sub-índice Condições Atuais, cresceu 5% e atingiu patamar recorde.

Comparativamente com fevereiro de 2010 o ICPSoja registrou aumento de 93%. Em 2010 o índice havia registrado 67,3 pontos e em fevereiro de 2011 atingiu 129,6 pontos. Em relação a fevereiro de 2010, o sub-índice Preços subiu 961% e o sub-índice Condições Atuais, registrou acréscimo de 149%. Porém, o sub-índice Equipamentos caiu 15%, sinalizando que o produtor de soja está menos disposto a adquirir máquinas e implementos do que no ano passado. Com relação ao sub-índice Insumos, o aumento foi de 13%.