Palestra sobre nematoides movimenta estande do Projeto Soja Brasil no Show Rural Coopavel

Consultor da empresa Basf esclareceu principais dúvidas de produtores ruraisA primeira palestra do ciclo proposto pelo Projeto Soja Brasil no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), levou dezenas de produtores rurais ao espaço do Projeto nesta segunda, dia 4, no estande 12.1 do parque de exposições onde ocorre a feira. O consultor da empresa Basf, Marcelo Rodacki, apresentou aos participantes o que são nematoides e como estes vermes podem ser controlados.

O público assistiu atento a toda a apresentação, acompanhando as explicações de Rodacki sobre o tema, como manejo do solo, principais nematoides que atingem as lavouras brasileiras, em que momento do ciclo isso acontece, entre outras questões.

O consultor procurou destacar na palestra pontos como sustentabilidade e novas tecnologias, como o incentivo aos produtores para uso de produtos que promovam defesas próprias da planta, auxiliando no controle e no combate aos nematoides e pragas em geral.

– Com produtos que façam este processo, as plantas ficam com as folhas mais verdes, produzem mais fotossíntese e, por conseqüência, ficam mais saudáveis – disse.

Para ele, encontros como os propostos nesta segunda e durante toda a semana facilitam a troca de informações entre consultores e o público.

– As pessoas estavam muito concentradas e nos perguntaram sobre outros cultivos, como de milho e frutas em geral. Foi muito gratificante – ressaltou.

Somente hoje, de acordo com a assessoria de imprensa do evento, 28.707 pessoas passaram pelo Show Rural. Até sexta, dia 8, as palestras gratuitas ocorrem às 10h e às 15h. Acompanhe o calendário:

Terça-feira, 5:

10h – Cultivares Modernas e Sistemas de Produção de Soja no Cenário Atual, com o consultor da Basf Marcelo Katakura

15h – Palestra sobre Nematoides, com o consultor da Basf Marcelo Rodacki

Quarta-feira, 6:

10h e 15h – Doenças na Cultura da Soja e Suas Estratégias de Manejo, com o chefe adjunto da Embrapa Soja, Amélio Dall Agnol

Quinta-feira, 7:

10h – Observações Técnicas da Expedição Soja Brasil, com o pesquisador da Embrapa e consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann

15h – Evolução da soja, com a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja

Sexta-feira, 8

10h – Manejo da Resistência de Insetos em Sistemas de Cultivos com Soja, Milho e Algodão, com o consultor da empresa Monsanto, Renato Carvalho.

15h – Observações Técnicas da Expedição Soja Brasil, com o pesquisador da Embrapa e consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann