Plano de Governo estreia apresentando os cinco princípios que devem nortear a estratégia política para o agronegócio

Elisio Contini, ex-chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, é o convidado deste primeiro programaO programa Plano de Governo, apresentado pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, estreou neste domingo, dia 4, entrevistando Elisio Contini, que foi chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2005 e 2007.

Na conversa com Rodrigues, Contini falou sobre os cinco princípios que devem orientar um plano de governo para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária brasileiras. Contino diz que os cinco princípios são como uma filosofia de ação.

– Uma filosodia de ação que não é de curto prazo. É de curto, médio e longo prazo – diz.

Os princípios cinco princípios são sustentabilidade, competivididade no mercado interno e externo, orientação para o mercado, segurança jurídica e institucionalidade, ou seja, o conjunto de leis e organismos que trabalham com agricultura.

Assista ao programa e veja o que cada um destes princípios significa.

Primeira parte

Clique aqui para ver o vídeo

Segunda parte

Clique aqui para ver o vídeo

Elisio Contini é pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação da Embrapa e professor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getútio Vargas.

No ar

O programa Plano de Governo vai ao ar todos os domingos, às às 20h30, até as eleições de outubro. Além de especialistas em economia e políticas públicas, serão convidadas as equipes dos candidados ao governo, produtores rurais e representante do setor, para exporem suas ideias e propostas.

Além do programa dominical, até as eleições o Canal Rural exibirá séries de reportagens sobre os assuntos mais importantes para o agronegócio, em debate nestas eleições.

Projeto Plano de Governo

O programa do Canal Rural nasceu a partir do projeto que leva o mesmo nome, liderado por Rodrigues junto com as principais entidades representativas do setor do agronegócio. Um time de especialistas foi montado para se debruçar sobre os temas do plano: Comercialização, Financiamento e seguro rural, Tecnologia, Defesa sanitária, Comércio exterior e Cooperativismo. As entidades irão debater estes mesmos temas centrais, cujas políticas públicas são determinantes para o agronegócio.

No final e junho, o projeto deve estar em consenso para, no mês seguinte, ser apresentado às equipes de planejamento de governo dos candidatos à presidência da República, como sugestões para serem incorporadas no plano de governo de cada um.